Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Novo programa de certificação verifica teor de proteína e informações em rótulos de suplementos

Pesquisa realizada pela LGC –  Informed Protein – apontou que 25% dos suplementos analisados continham menos de 98% da proteína reivindicada no rótulo do produto 

O grupo de programas de garantia focados na indústria de nutrição da LGC, Informed, lançou uma nova certificação para produtos de proteína, a fim de ajudar a elevar o nível de qualidade e confiança em suplementos de proteína. A Informed Protein foi desenvolvida após preocupações com aumento de aminoácidos em suplementos proteicos, onde L-Taurina ou L-Glicina passaram a ser adicionados indevidamente nos produtos para aumentar artificialmente os níveis gerais de proteína.

Leia também: Boas Práticas nas Indústrias de Suplementos Alimentares

Segundo especialistas, esses aminoácidos acrescidos não são realmente essenciais. Além disso, em termos de reconstrução muscular, motivo pelo qual atletas adicionam esses produtos em suas dietas, também não fazem diferença.

A certificação vai atender a um público que está em constante crescimento no mundo todo. Os suplementos de proteína são a forma mais popular de suplementos nutricionais esportivos usados ​​por atletas, fisiculturistas e aqueles que vivem um estilo de vida ativo. A indústria de proteínas está atualmente avaliada em mais de US$ 22 bilhões, com expectativas de quase dobrar até 2030. Com o aumento do interesse, a equipe da Informed Protein realizou uma pesquisa analisando o conteúdo de proteína em produtos de suplementos de proteína nos Estados Unidos.

Neste estudo, o objetivo não foi uma avaliação de contaminação, mas a avaliação do teor de proteína e das alegações do rótulo. Uma variedade de fontes de proteína foram incluídas na pesquisa: caseína ( proteína do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco), ovo, leite, ervilha, soja e soro de leite. Os resultados mostraram que 25% dos produtos continham menos de 98% da proteína reivindicada no rótulo do produto. 

O processo de certificação

Os produtos certificados são avaliados por seu conteúdo total de nitrogênio e por sua proporção de carbono/nitrogênio para garantir a consistência de lote para lote. A Informed Protein também realiza uma análise de aminoácidos livres e testa adulterantes comuns para avaliar o nitrogênio não protéico que pode elevar falsamente as alegações de proteína.

Assim que os produtos forem certificados, eles serão testados regularmente por meio de amostragem cega de produtos. Os suplementos de proteína testados e certificados pela Informed Protein levarão o logotipo da certificadora na embalagem do produto informando que foram testados regularmente.

Os produtos certificados serão listados no novo site da Informed Protein (informed-protein.com), juntamente com todos os números de lote testados. 

“Com as demandas de transparência dos consumidores se tornando cada vez mais predominantes, essa certificação vai fornecer às marcas de suplementos um nível extra de garantia de qualidade para seus clientes de que a quantidade de proteína pela qual eles estão pagando está realmente no produto”, disse Paul Klinger, diretor de desenvolvimento de negócios da INFORMED.

Para obter mais informações sobre esses programas, acesse: www.wetestyoutrust.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais