Profissionais que são referência no setor de águas envasadas no Brasil se reuniram, nesta terça-feira (5), para dar o pontapé inicial na elaboração do e-book “Qualidade e Segurança de Águas Envasadas”. O material é uma iniciativa do Portal e-food, em parceria com as especialistas Rosecler Bilibio e Valéria Marchetti, e será disponibilizado de forma gratuita e online para o público. A previsão de publicação é para fevereiro de 2024.
Os especialistas vão produzir artigos inéditos sobre a qualidade e segurança de água envasada comercializada no Brasil. O rico material vai oferecer escopo técnico para futuras pesquisas do setor de alimentos e bebidas, além de ser um produto de consulta diária para profissionais e estudantes da área.
Entusiasmados com a publicação inédita, a reunião promoveu a interação entre os membros participantes e tirou dúvidas. De acordo com Valéria Marchetti, uma das organizadoras do e-book, o material será fundamental para desmistificar o produto da água envasada. Há 20 anos trabalhando nesse segmento, a especialista retrata o cenário atual:
“A proposta é melhorar a qualidade e a imagem desse segmento na indústria. O e-book vem de encontro com o que a gente luta para ter há anos, ou seja, qualidade, que às vezes por R$ 0,20 acabamos perdendo no mercado. O e-book chega para posicionar o setor, mostrar que tem gente que trabalha para que a água envasada seja um produto de qualidade”, disse a especialista.
Rosecler Bilibio, também membro da organização do projeto, trabalha há 10 anos com água envasada, no setor de qualidade microbiológica. A profissional reforça que o e-book será fundamental para a área. “Eu e Valéria recebemos o convite para participar desse projeto que vai contar com a participação de pessoas que atuam na parte prática. O que mais a gente sente falta é da informação qualificada para os profissionais. Um livro online chega para mais pessoas do que um livro impresso, por exemplo. Então, o e-book vem para agregar conhecimento. Esses artigos e pessoas vão contribuir para melhorar o setor”, comemorou Rosecler.
As confundadoras do Portal e-food, Natalia Lima e Luciana Salles, demonstraram alegria em poder incentivar a divulgação de um conteúdo inédito e técnico de forma democrática para o público. “O projeto está amadurecido e sendo construído há uns meses. Fizemos uma triagem de especialistas que a gente tem como referência no país. Estamos animados com esse projeto que nasceu de uma forma especial para todos nós”, disse Luciana.
Natália também comemorou o empenho de todos os envolvidos para tornar a publicação possível. “A área de água envasada é repleta de aspectos regulatórios, órgãos, selos e certificações, por isso precisamos somar esforços para ter mais conhecimento e embasamento para conhecer o produto, que é de uma complexidade enorme”, analisou.
Para oferecer qualidade aos leitores, todos os artigos serão revisados por uma curadoria técnica, além de seguirem uma política editorial criada para garantir a qualidade do conteúdo.
Os artigos também terão indexação DOI (Digital Object Identifier), ou seja, um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. O e-book também terá registro ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro). Trata-se de um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações.
Primeiro e-book publicado
O primeiro e-book publicado pelo Portal e-food, intitulado “Qualidade e Segurança do Pescado”, foi publicado em 2022 e atingiu cerca de mil downloads. O material teve como objetivo proporcionar conteúdo gratuito de qualidade para a indústria de pescado e para a área de food safety.
O projeto pioneiro contou com a organização do professor André Luiz Medeiros de Souza. Trata-se de uma coletânea com 37 artigos sobre o tema. Os textos foram produzidos por pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com a cadeia produtiva do pescado, que aceitaram o convite de compartilhar seus conhecimentos e experiências no e-book.
Excelente escolha das profissionais, o e-book vai ser referência para o setor que tem carência de estudos específicos e uma importância enorme para o crescimento na qualidade do setor de águas minerais.
Magnífica ideia.
Uma lacuna existente no setor que agora vai ser preenchida com conhecimento, competência e capacidade técnica.
Parabéns as idealizadoras e aos participantes do projeto.