Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Projeto de extensão adere ao podcast para ajudar profissionais de food safety

Grupo formado por professores e alunos conversa com especialistas sobre temas relevantes para a comunidade como embalagem, rotulagem e boas práticas de fabricação

O surgimento da pandemia causada pela Covid-19 fez com que profissionais buscassem novos meios de consumir conhecimento dentro de casa. Para o profissional de segurança de alimentos, em específico, ótimas oportunidades surgiram para que a classe pudesse se fazer presente em eventos relevantes, como por exemplo a Conferência GFSI, que em 20 edições nunca havia sido realizada no formato online.

Seguindo o mesmo caminho e usando a tecnologia a seu favor, um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná está se destacando entre profissionais do food safety nos últimos meses. O Núcleo de Extensão Tecnológica em Alimentos (NExTAL) nasceu em 2017 com o objetivo de prestar consultoria gratuita a microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), agricultores e associações, trabalhadores informais, profissionais ou pessoas que têm interesse no setor de alimentação.

No entanto, com a chegada da pandemia, o grupo de extensão, formado por professores e alunos da universidade, descobriu que o podcast poderia atender ainda mais gente do que quando produziam presencialmente. 

O coordenador do projeto, o professor Paulo de Tarso Carvalho, explica que no início foi preciso muito estudo e até a realização de cursos para dominar o formato de podcast. “Eu já tinha ouvido falar, mas não era um ouvinte. Ao conhecer [o podcast], o Núcleo viu que seria uma alternativa de levar informação e conhecimento, foi como uma válvula de escape para continuarmos produzindo. Em setembro de 2020 lançamos nosso primeiro episódio”, lembra o coordenador, que é formado em Agronomia e possui 20 anos de experiência em Tecnologia de Alimentos.

O fato do podcast precisar somente que o ouvinte tenha em mãos um celular foi um incentivo para que o grupo acreditasse que o conteúdo chegaria com excelência ao público-alvo. No entanto, mesmo com a facilidade de acesso, o coordenador do projeto ressalta que os podcasts direcionados para a formação profissional é algo que ainda está engatinhando. O professor Paulo de Tarso acredita que a geração abaixo de 40 anos recebe melhor essa nova proposta de propagação de conteúdo do que os acima dessa faixa etária. 

Conheça o Podcast ‘Alimento é o meu negócio’

Em menos de um ano no ar, o podcast ‘Alimento é o meu negócio’ já colocou 32 episódios no ar, divididos em duas temporadas. A primeira temporada teve como tema ‘Como iniciar um negócio na área de alimentação’ e debateu, ao lado de profissionais da área, planos e modelos de negócios para iniciantes. A segunda temporada, que está no ar, fala sobre ‘Aspectos relacionados com produto’. Nesta temporada, assuntos como rotulagem, embalagem e desenvolvimento de um produto já entraram em pauta. Para a terceira temporada, o grupo está se preparando para falar sobre ‘Boas Práticas de Fabricação’, em que vão abordar, de forma mais ampla e completa possível, os aspectos básicos para garantir a produção de alimentos seguros.

Todos os episódios ficam disponíveis em sete plataformas de streaming diferentes e têm duração entre 15 e 20 minutos.  Acesse aqui. 

Por trás das gravações

Segundo o coordenador do NExTAL, para que os episódios possam ser entregues para os ouvintes, é preciso esforço de uma equipe formada por professores e alunos. “Primeiro selecionamos os temas de cada episódio, em seguida fazemos uma pesquisa bibliográfica para elaborar os roteiros e transmitir as informações. Depois vamos em busca de profissionais que estão atuando na área para fazer a entrevista, para enfim finalizar o roteiro”, detalha Paulo de Tarso. 

A gravação do conteúdo é feita por sistemas remotos próprios para gravação. Todo o processo, desde a elaboração de roteiro, passando pela gravação e edição, leva em torno de 4 a 5 horas de dedicação.

Leia também:

Embalagem: proteção fundamental aos alimentos industrializados

A influência das embalagens na qualidade e segurança de alimentos

A importância dos Treinamentos Operacionais nas práticas de fabricação em serviços de alimentação

Total
0
Shares
2 comments
  1. Que sensacional! Já vi podcasts sobre o tema fora do país, muito boa a iniciativa do pessoal. Com certeza vou ouvir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais