A disponibilidade e a qualidade da água são diferentes em cada país, região, contexto, ambiente e estabelecimento de alimentos, e a melhoria na qualidade é fundamental. Embora a qualidade da água seja diferente em cada contexto, ela pode ser adequada para determinados fins.
Decidir se a água é adequada para o propósito, avaliação da fonte, perigos potenciais ligados a esta fonte, opções de tratamento e sua eficácia, processos de múltiplas barreiras e o uso final do produto alimentício (por exemplo, se ingerido cru) deve ser considerado.
Considerando estes fatores, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) publicou um livro, intitulado: ‘Segurança e qualidade da água utilizada na produção e processamento de alimentos: relatório da reunião’, que fornece análises sobre as orientações e conhecimentos atuais sobre o uso e segurança da água para os setores de produtos frescos e pesca e reutilização de água em estabelecimentos alimentares.
O material, que pode ser baixado gratuitamente, também fornece informações sobre um conceito adequado à finalidade e abordagens do sistema de suporte à decisão (DSS).
Há uma quantidade significativa de diversidade na produção de alimentos, conforme ilustrado nos cenários abordados no relatório. Árvores de decisão (DT – “Decision Trees”) baseadas em risco de nível alto como orientação foram desenvolvidas para produtos frescos, produtos da pesca e cenários de reutilização de água, o que fornece uma abordagem geral para esses cenários.