Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Relatório aponta recorde de notificações por suspeita de fraudes em alimentos na Europa

Dados foram divulgados no 2021 Annual Report Alert and Cooperation Network
Scientist testing gmo plants and seeds in biological laboratory. Note: fictional numbers on labels

O ano de 2021 registrou o maior número de solicitações para troca de informações já registradas no Sistema de Alerta Rápido para Alimentos para Humanos e Rações da Europa. Este sistema permite que as autoridades competentes possam trocar rapidamente informações sobre sérios riscos diretos ou indiretos para os seres humanos, animais ou para o ambiente em relação à alimentação.

Todas as trocas de informações ocorrem através da plataforma ‘iRASFF’, onde são partilhadas as notificações relacionadas aos riscos e todos os pedidos de assistência em caso de descumprimento.

Segundo consta no relatório anual da comissão, o 2021 Annual Report Alert and Cooperation Network, isso representa uma grande conquista, pois atesta o uso adequado do sistema e o alto nível de cooperação entre os membros da rede.

Em 2021, foram transmitidas 4.607 notificações por meio do iRASFF. Outras 19.064 notificações de acompanhamento (fornecendo informações adicionais, como medidas tomadas e detalhes de rastreabilidade) foram contabilizadas no ano.

As trocas paralelas dentro da rede aconteceram por meio da ferramenta de “conversação” que permite um fluxo de comunicação rápido entre os pontos de contato. O sistema registrou 5.748 conversas sobre notificações RASFF.

Além disso, 2.290 notificações de não conformidade foram compartilhadas durante o ano, levando a 4694 conversas paralelas entre os membros da rede, essenciais para facilitar o contato.

Leia também:

IFS disponibiliza fichas técnicas sobre fraude alimentar; saiba como baixar

Fraude em alimentos (food fraud) além dos requisitos das certificações reconhecidas pelo GFSI

Por fim, foram transmitidas suspeitas de fraude em 407 casos. Esses pedidos

para a cooperação entre os Estados-Membros relacionadas com a fraude não são fraudes confirmadas, mas funcionam em um primeiro momento para alertar membros da rede para desencadear investigações por parte dos países envolvidos.

Download do relatório.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais