A Unilever revelou que está testando um projeto inovador para a indústria de alimentos em todo o mundo. O grupo montou uma espécie de ‘fábrica viajante’ (em inglês travel factory) que funciona dentro de um contêiner marítimo a 40 pés (12 metros de profundidade). Atualmente o projeto está sendo testado na cidade de Wageningen, na Holanda, e no interior do contêiner acontece a produção de caldo líquido para o projeto Food Solution, da própria Unilever.
Os responsáveis pelo projeto divulgaram que a ideia é expandir, futuramente, a produção de ketchup, maionese e sorvete. Com o uso da tecnologia, a ‘fábrica de viagens’ poderá desembarcar em todo o mundo, possibilitando que os produtores localizem a produção e respondam mais rapidamente às mudanças na demanda dos mercados locais.
Segundo o gerente de engenharia da Unilever e líder do projeto, Olivera Trifunovic, a ‘fábrica de viagens’ reflete um novo modelo dinâmico onde milhares de ‘nano fábricas’ poderiam ser operadas a partir de um sistema central, permitindo linhas de produção mais flexíveis. “Estou muito orgulhoso de nossa equipe que trabalhou tão duro e tão rapidamente para trazer essa start-up para a vida”, disse Trifunovic ao apresentar a iniciativa para o site Food Manufacture.
Como funciona
O contêiner requer de dois a três operadores para o seu funcionamento e precisa estar ligado a apenas um cabo de eletricidade e uma mangueira de água. O sistema sistematiza todo o processo, desde a matéria-prima até o cozimento e o empacotamento. A ‘fábrica’ pode produzir até 300 toneladas de tempero líquido a cada oito horas.
Planos para o futuro
Caso o projeto seja um sucesso, a Unilever espera expandir para outros setores como o de beleza e cuidados domésticos. Também há um planejamento em vender o sistema para empresários.