Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Avaliação do Ciclo de Vida

Uma oportunidade de redução dos impactos ambientais na produção de queijo de cabra

Por Caroline Ferreira Soares Cabral, Lilian Bechara Elabras Veiga, Simone Lorena Quitério de Souza, Marcelo Guimarães Araújo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Departamento de Alimentos, 20270-021, Rio de Janeiro, Brasil

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta de gestão ambiental empresarial que permite a identificação, quantificação e avaliação dos impactos ambientais associados ao ciclo de vida de um produto ou serviço, por meio da quantificação do uso de recursos naturais (entradas) e da poluição ambiental (saída – emissões atmosféricas, resíduos, rejeitos, efluentes). A ACV é uma ferramenta que pode ser utilizada por diferentes setores produtivos, dentre os quais as indústrias do setor de laticínios.

O leite é uma das commodities agropecuárias mais consumidas no mundo. A demanda por leite e seus derivados é crescente, seja em países desenvolvidos e também em países em desenvolvimento. Estima-se que, globalmente, em torno de 6 bilhões de pessoas consumam leite e produtos lácteos. Esse consumo varia entre países, e segundo a EMBRAPA é influenciado principalmente pela renda. A produção mundial de leite é composta majoritariamente por leite de vaca, seguido de leite de búfala, cabra, ovelha e camelo.

A indústria de laticínios, no Brasil, é o segundo segmento mais importante da indústria de alimentos. No primeiro trimestre de 2019 o país produziu cerca de 6 toneladas de leite cru, sendo o consumo per capita, em 2018, de 166,4 L/hab. Dentre os produtos lácteos, o leite é o mais consumido no Brasil, seguido do queijo, que recentemente, apresentou taxas relevantes de crescimento das vendas.   

A produção de leite e queijos de cabra é uma atividade que vem se destacando no Brasil. As cabras apresentam facilidade de manejo e facilmente se adaptam às condições ambientais. O leite de cabra possui qualidade nutricional elevada em comparação ao leite bovino, baixo teor de lactose e relevante teor de minerais como cálcio, cobre, manganês, zinco e selênio, além de vitamina A, niacina e riboflavina. Por ser uma excelente fonte de nutrientes, que contribui para a manutenção da saúde e redução de doenças, o leite de cabra está na categoria de alimentos funcionais, recomendado como parte de uma alimentação adequada, principalmente para as pessoas idosas, convalescentes e crianças.

A realização de um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida é feita a partir das normas ABNT NBR ISO 14040:2009 – Gestão ambiental – Avaliação do ciclo de vida – Princípios e estruturas e ABNT NBR ISO 14044:2009 Gestão ambiental – Avaliação do ciclo de vida – Requisitos e orientações, que apresentam os requisitos e a metodologia necessários, conforme apresentado na Figura 1:

Figura 1: Esquema estudo Avaliação do Ciclo de Vida

Fonte: ABNT NBR ISO 14040:2009

Ao considerar o ciclo de vida de um produto ou serviço, a ACV torna possível a identificação, entre outros, dos aspectos ambientalmente desfavoráveis associados ao produto, que podem resultar em impactos ambientais significativos. A partir da identificação destes impactos, pode-se adotar medidas mitigatórias, como por exemplo a substituição de insumos ou a alteração de tecnologias. Assim, contribui para identificar oportunidades de melhoria do desempenho ambiental do produto nas diferentes etapas do seu ciclo de vida e consequentemente, para o processo de tomada de decisão da empresa. 

A partir do acima exposto, foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Rio de Janeiro, um estudo de ACV para produção de queijo de cabra. O estudo realizado com o auxílio do software SIMAPRO para processar os dados, do banco de dados de inventário de ciclo de vida Ecoinvent v3.2 e do método de avaliação de impactos ReCiPe, identificou e avaliou os impactos ambientais associados ao de ciclo de vida do queijo, da fazenda ao portão da fábrica. As seguintes categorias de impactos foram consideradas: mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, toxicidade humana, material particulado, formação fotoquímica de ozônio, acidificação, eutrofização terrestre, eutrofização de água doce, ecotoxicidade de água doce e uso da terra. 

O estudo conclui que os impactos ambientais mais significativos associados a produção do queijo de cabra advém predominantemente do uso da terra e da ração oferecida como alimento às cabras, composta por concentrado de farelo de soja e milho. Com relação à composição deste insumo, Cabral (2020) recomendou a substituição do farelo de soja por uma alternativa mais sustentável, como por exemplo, o farelo de algodão, sugerindo, porém, a realização de outros estudos que considerassem a viabilidade econômica de tal substituição, a saúde do animal e os impactos ambientais associados ao ciclo de vida do substituto.

 

Referências

ABNT NBR ISO 14040: 2009. Gestão Ambiental -Avaliação do ciclo de vida -Princípios e estrutura, ABNT, São Paulo, 2009. 10p.

ABNT NBR ISO 14044: 2009. Gestão Ambiental – Avaliação do ciclo de vida – Requisitos e orientações, ABNT, São Paulo, 2009. 46p.

CABRAL, C.F.S. et al. Environmental Life Cycle Assessment of goat cheese production in Brazil: a path towards sustainability. LWT – Food Science and Technology, v. 129, p.109550, 2020. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2020.109550

CABRAL, C F S. Avaliação do Ciclo de Vida na Produção Industrial de Queijo de Cabra. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2019.

CATUNDA. K.L.M., et al. Leite caprino: características nutricionais, organolépticas e importância do consumo. Revista Centauro, v.7, n.1, p 34 – 55, 2016.

FAO (2019) Milk and milk products. http://www.fao.org/dairy-production-products/products/en/. Acesso fevereiro 2021.

SIQUEIRA, K.B., O Mercado Consumidor de Leite e Derivados. EMBRAPA. Circular Técnica 120.  Juiz de Fora, Julho 2019.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais