Os consumidores brasileiros gastaram R$ 216,2 bilhões com alimentação fora de casa em 2022, um aumento de 27,6% em comparação a 2021. Os dados são do estudo CREST, feito pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) em parceria com a Mosaiclab, e mostram que o setor de restaurantes precisa estabelecer processos bem definidos para facilitar uma gestão da qualidade, já que cada vez mais consumidores confiam suas refeições à estabelecimentos.
Para auxiliar gestores de restaurantes, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, disponibilizou ferramentas gratuitas para que líderes possam avaliar se a cultura de segurança de alimentos no estabelecimento em que trabalham está alinhada com os padrões de cultura.
Nas ferramentas disponíveis é possível fazer uma breve pesquisa de campo sobre as crenças dos trabalhadores com a segurança de alimentos, acompanhar progressos ao longo do tempo, visualizar quais práticas estão fortalecendo ou enfraquecendo a cultura de segurança de alimentos do restaurante.
Veja o que está disponível na biblioteca da CDC:
Aba 1 – Formulário para entregar aos funcionários do restaurante
Aba 2 – Ferramenta de pontuação para gerentes de restaurantes
Guia 3 – Ferramenta de pontuação com contagem automática baseada nas respostas dos trabalhadores
Aba 4 – Exemplo de ferramenta de pontuação com contagem automática
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O órgão estadunidense explica que a cultura de alimentos de um restaurante são crenças compartilhadas por funcionários e que afetam suas práticas de forma a impactar a segurança dos alimentos. “Uma fraca cultura de segurança de alimentos pode emergir como um fator de risco comum para surtos de origem alimentar”, explica a CDC.
Um estudo EHS-Net, fórum colaborativo de especialistas em saúde ambiental que pesquisa políticas e práticas de segurança de alimentos em restaurantes, também descobriu que o treinamento de funcionários promove uma forte cultura, em conjunto com gerentes de restaurantes expressando apreço pelos funcionários e uma comunicação bidirecional rotineira entre gerentes e funcionários. “Eles descobriram que os obstáculos a uma forte cultura de segurança de alimentos incluíam a relutância dos funcionários em falar com os gestores, falta de pessoal e falta de espaço e recursos.
Prêmio Portal e-food vai reconhecer lideranças da indústria de alimentos
As indicações para o 4º Prêmio Portal e-food foram abertas nesta segunda-feira (30) e estão disponíveis até o próximo dia 10 de novembro. O Prêmio é dividido em quatro categorias, assim organizadas para celebrar as diferentes frentes que enriquecem o debate e proporcionam impactos reais no setor da Segurança de Alimentos: Artigo, Liderança, Professor e Projeto Final de Graduação.
Na categoria LIDERANÇA, a premiação vai reconhecer profissionais que realizam com destaque o papel de líder dentro da empresa que trabalham. Um profissional líder é aquele que monitora, incentiva e envolve pessoas no dia a dia. Essa pessoa também tem capacidade e tato para apontar falhas e gerenciar possíveis conflitos ou problemas. É alguém que busca soluções em prol da qualidade e da segurança de alimentos envolvendo toda equipe. Uma inspiração! Conhece alguém que se encaixa nesse perfil? Faça sua indicação abaixo: