A nova rotulagem nutricional mudou as embalagens dos produtos nos supermercados e está levando uma boa parte dos consumidores a refletir sobre o que eles consomem. De acordo com a nova regra ( RDC 429/2020 e a IN 75/2020), em vigor desde outubro do ano passado, bebidas e alimentos embalados devem trazer o símbolo de uma lupa, na parte da frente da embalagem, junto com o selo “ALTO EM”, indicando altas quantidades de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio.
No Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, o Portal e-food traz o resultado de uma pesquisa realizada pela Bain & Company, divulgada pela Folha de S.Paulo, que mostra que os consumidores reduziram ou reconsideraram o consumo de produtos embalados após a nova rotulagem entrar em vigor.
De acordo com a pesquisa, 56% dos entrevistados perceberam a nova rotulagem. Destes, 46% desistiram de comprar ou pretendem reduzir o consumo. Outros 34% repensaram o consumo, mas ainda assim compraram. Para os 20% dos que perceberam os selos, nada mudou. A pesquisa ouviu 1.998 mil pessoas em novembro de 2023. A margem de erro é de 2,2%.
Também foi observado na pesquisa da Bain & Company que quanto maior a faixa etária, mais disposto o consumidor está em abandonar o produto com a nova rotulagem. Confira os gráficos abaixo:
A pedido da Folha de S.Paulo, a Scanntech também fez um levantamento de categorias de alimentos com maior variação de consumo entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. Objetivo da pesquisa era descobrir se houve variação significativa no consumo de algumas categorias, a partir da adoção da nova rotulagem. Houve queda nos seguintes produtos:
Leia também:
Nova rotulagem para alimentos embalados
Saiba o que mudou no documento da Anvisa sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos
Anvisa concede prazo para esgotamento de estoque com antiga rotulagem nutricional