A GlobalG.AP está passando pelo Processo de Benchmarking da GFSI para 2 de seus programas de certificação e entrou, neste mês de janeiro, na fase de consulta às partes interessadas. O prazo para respostas à consulta é até 6 de fevereiro de 2024.
O GFSI explica que a consulta é uma importante etapa do processo de Benchmarking da instituição, pois garante a sua transparência e robustez, convidando as partes interessadas a rever e comentar a avaliação realizada pela GFSI e pelos seus Líderes de Benchmark independentes.
Saiba quais são os dois programas de certificação disponível para consulta:
O Integrated Farm Assurance GFS Plants – Princípios e Critérios para Frutas e Legumes – VERSÃO 6.0 foi desenvolvido pela indústria e para a indústria. Proporciona aos produtores clareza sobre as exigências do mercado e facilita uma abordagem holística de longo prazo às operações a nível agrícola. Deve-se notar que esta norma difere da versão 6 Smart do Integrated Farm Assurance (versão IFA), que não é reconhecida pela GFSI.
O Integrated Farm Assurance SMART/GFS – Princípios e Critérios para Aquicultura – Peixes, Crustáceos, Moluscos, Algas Marinhas – Versão 6.0 foi desenvolvido com a participação de uma ampla gama de partes interessadas do setor. Proporciona aos produtores clareza sobre os requisitos internacionais para uma agricultura responsável e facilita uma abordagem holística a longo prazo às operações de produção primária. Abrange uma ampla variedade de espécies de peixes, crustáceos, moluscos e algas marinhas (macroalgas).
Leia também
- Vantagens da certificação no processo de expansão da fruticultura brasileira
- GlobalG.A.P. está em concordância com a Lei de Modernização da Segurança de Alimentos
- Como preparar sua empresa para o Programa IFS Global Markets Versão 3
Os programas de certificação são projetados para operar sob certificação de produtos/processos de acordo com a acreditação ISO 17065 e envolvem auditorias de terceiros e certificação de fazendas e empresas únicas e multilocais (certificação de grupo). Lançadas em 2022, estas duas edições tornam-se obrigatórias a 1 de janeiro de 2024.
Para participar, baixe os documentos da consulta e envie suas perguntas e comentários por e-mail até 6 de fevereiro de 2024.