Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Insumos Aprovados: Impulsionando a produção de alimentos sustentável e segura

Diretor de Integração e Gerente Estratégico de Novos Negócios da QIMA/IBD analisam o cenário da certificação no Brasil. Empresa levou nove empresas certificadas com insumos aprovados para o estande da empresa na Hortitec em 2024

A produção de alimentos enfrenta grandes desafios para garantir a segurança do consumidor e a sustentabilidade. Nesse cenário, o uso de insumos aprovados para uso na produção orgânicas emerge como uma prática essencial. Insumos aprovados são produtos agrícolas, como sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas, que passam por rigorosos processos de avaliação e certificação, assegurando sua qualidade, segurança e impacto ambiental reduzido.

Durante a 29ª Hortitec, evento que reuniu expositores dos setores de horticultura e fruticultura em Holambra (SP), a importância da certificação de insumos foi um dos principais pontos abordados. A QIMA/IBD, maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina, levou para o seu estande, na edição realizada entre os dias 19 a 21 de junho, oito empresas certificadas por eles para apresentar o processo de certificação a produtores visitantes da feira. 

Estande da QIMA/IBD na 29ª Hortitec, em Holambra (SP)

Álvaro Garcia, Gerente Estratégico de Novos Negócios na QIMA/IBD, comentou sobre a presença da certificadora no evento. “A gente acompanha e participa desta feira há 13 anos. Neste ano trouxemos nove empresas aprovadas para a agricultura orgânica, mas que também vendem esses insumos para produtores não orgânicos”.

Para se ter uma dimensão do cenário, o Brasil, em 2018, tinha cerca de 300 insumos com certificação para atender o mercado orgânico. Nos Estados Unidos, nesse mesmo ano, havia 5 mil insumos certificados para a produção agrícola orgânica. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).

Ao longo dos mais de 15 anos de atuação no setor de insumos, a QIMA IBD conquistou uma marca expressiva de mais de 600 insumos aprovados para uso na produção orgânica, o que significa cerca de 90% do mercado de insumos aprovados formalmente. “Temos um longo caminho de desenvolvimento do mercado de certificados para trazer produtores orgânicos e não orgânicos, no sentido de trazer mais segurança, qualidade e recursos para que a produção seja cada vez mais sustentável e limpa”, diz o Diretor de Integração da QIMA/IBD, Alexandre Harkaly.

Expansão das certificações de insumos 

O mercado mostra expansão das aprovações de insumos para além da produção orgânica, incluindo uso dos insumos aprovados em práticas convencionais e outros tipos de produção. Isso permite avanços significativos em direção à sustentabilidade em larga escala no setor agrícola, fortalecendo a posição de mercado dos produtores e fabricantes e atendendo à crescente demanda por práticas agrícolas sustentáveis. Muitas empresas transmitem aos produtores não orgânicos, com a certificação de seus insumos, segurança, qualidade e baixo risco de resíduos.

A integração dos princípios ESG no setor agrícola, por meio de programas de certificação como o Programa de Aprovação de Insumos da QIMA/IBD, é fundamental para garantir a qualidade, segurança e sustentabilidade dos produtos agrícolas. Essas práticas promovem a responsabilidade ambiental, social e de governança, fortalecendo a posição das empresas no mercado e atendendo às demandas de consumidores cada vez mais conscientes.

Alexandre Harkaly reforça a importância da certificação para insumos no país. “Já é conhecido que a aprovação de insumos garante que aquele insumo, sendo aprovado, é seguro em vários aspectos. Fazemos auditorias, princípios do relatório  ESG são verificados na unidade de produção do insumo e a utilidade desse insumo para a agricultura em geral, pelo fato de ser para a agricultura orgânica, adquire um caráter especial, pois ela não é provocadora de resíduos danosos que fica nos alimentos e ambiente”, diz. Harkaly completa: “Esse trabalho que fazemos aqui na Hortitec só vem consolidar a importância de termos insumos aprovados para a agricultura orgânica, mas que seja de uso geral”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais