Uma parceria entre a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) vai disponibilizar um curso EAD intitulado: Febre aftosa: Vigilância e procedimentos na investigação de doenças vesiculares. A oportunidade foi criada para auxiliar cerca de 10 mil profissionais que trabalham na área de Defesa Sanitária Animal nos Órgãos Estaduais de Saúde Animal e nas Superintendências Federais de Agricultura.
É válido lembrar que o Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa desde 2018. Diante deste cenário, a vigilância de doenças vesiculares se tornou um dos pilares do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa).
As inscrições estão abertas e se encerram nesta sexta-feira (28). O início da capacitação está previsto para começar na próxima terça-feira (1). Na descrição do que será abordado no curso, a Secretaria propõe um conteúdo claro e objetivo sobre as características da febre aftosa e do sistema de vigilância brasileiro para essa doença, tendo como principal foco os procedimentos realizados pelo serviço veterinário oficial brasileiro perante as notificações de suspeita de doença vesicular.
“O treinamento constitui-se de um conjunto de instruções para serem implementadas desde o primeiro aviso (notificação) da suspeita até a conclusão de sua investigação. Inclui as fases de investigação e de alerta, devendo ser de conhecimento e domínio de todos que atuam no serviço veterinário oficial”, destacou a auditora fiscal federal agropecuária, Ana Carla Vidor.