A Chr. Hansen, empresa de biociência global que desenvolve soluções com ingredientes naturais para as indústrias alimentícia, nutricional, farmacêutica e agrícola, publicou os resultados de uma pesquisa global em 16 países para avaliar a conscientização dos consumidores sobre probióticos e seus benefícios potenciais.
Os dados foram coletados em 2021 e os resultados, divulgados em fevereiro de 2022, refletem um grande interesse dos consumidores de todo o mundo em aprender mais sobre probióticos, sinalizando um novo capítulo para as tendências do mercado e uma oportunidade valiosa para os participantes da indústria alimentícia global.
O interesse dos consumidores por probióticos é impulsionado por uma motivação crescente para atender à saúde e ao bem-estar de seus entes queridos. Os consumidores estão cientes de que a boa saúde intestinal faz com que eles se sintam bem e fortalece a imunidade. Essa conscientização impulsiona a tomada de decisões e despertou o interesse em saber mais sobre quais probióticos podem oferecer os melhores resultados para suas necessidades individuais.
Em um esforço para entender melhor a experiência do consumidor em relação à conscientização e ao uso de probióticos na alimentação, a Chr. Hansen desenhou um estudo para entrevistar uma amostra representativa da população geral em cada país. No total, 16 mil pessoas participaram da pesquisa. As principais descobertas incluem:
- 75% da população pesquisada relatou estar muito ou um pouco familiarizada com os probióticos. 48% dos entrevistados consomem probióticos diariamente ou quase diariamente, sob a forma de suplementos ou em outros alimentos. Os resultados da pesquisa sugerem que o consumo de probióticos é impulsionado pelo interesse em seus benefícios funcionais, como promoção da saúde intestinal e imunológica e suporte ao microbioma.
- O “microbioma intestinal” é um tópico altamente relevante para os consumidores e está associado à saúde. 50% dos entrevistados estão familiarizados ou muito familiarizados com o termo “microbioma intestinal” e a maioria o associa à saúde intestinal, seguida por saúde imunológica, bem-estar e saúde geral.
- Mais da metade dos consumidores recebeu uma recomendação para consumir probióticos de alguém em quem eles confiam, e a pesquisa na Internet é a maneira mais popular de aprender sobre probióticos. O sabor do produto e a confiança são os principais impulsionadores para escolher e permanecer com uma determinada marca de alimentos probióticos.
- Apesar da conscientização informada, há uma série de equívocos sobre probióticos. Por exemplo, 47% dos consumidores concordam ou concordam um pouco com a afirmação incorreta de que todos os iogurtes lácteos contêm probióticos (quando, de fato, a maioria contém culturas vivas, mas nem todos contêm culturas probióticas).
- 71% dos consumidores gostariam de saber mais sobre os probióticos e preferem embalagens e recursos on-line como meios de aprofundar sua compreensão. Os consumidores estão mais interessados em informações sobre benefícios para a saúde e informações que os ajudem a identificar quais cepas probióticas selecionar.
Os resultados completos foram publicados no site da Chr. Hansen.
“Os resultados da nossa pesquisa destacam a importância da educação do consumidor e incentivam esforços contínuos de colaboração com o setor para fornecer essa educação”, afirma Lars Bredmose, diretor sênior de desenvolvimento comercial de culturas e enzimas alimentares na Chr. Hansen.
“Além disso, o lançamento do nosso Instituto de Probióticos, em maio de 2021, oferece uma plataforma global com base científica que fornece conteúdo inspirador e educacional sobre probióticos e sua relação com o microbioma humano. Produtores de alimentos e profissionais de saúde podem usar a plataforma como uma fonte confiável de informações sobre probióticos.”
“Estamos orgulhosos do nosso trabalho de levar os probióticos mais documentados do mundo ao mercado, e acreditamos que as oportunidades de os tornar mais populares se expandirão cada vez mais no futuro”, finaliza Bredmose.