Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Experiências no Pescado: relatos de especialistas na área | parte 2

Professor Alex Augusto e os alunos da disciplina de Tecnologia do Pescado II, desenvolvedores de novos produtos à base de pescado. Foto: Assecom/Ufersa

“Trabalhar na área do pescado é uma realização pessoal e profissional” – por Prof. Alex Augusto Gonçalves

Esta é a segunda parte do quadro “Experiências no pescado”, criada pelo curador da série Dia de Pescado, do Portal e-food, André Medeiros. Nesta segunda parte, o renomado professor Alex Augusto Gonçalves é o nosso convidado. O professor mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos, também é o autor  e editor da segunda edição revisada e ampliada do livro de Tecnologia do Pescado, referência nos cursos de Engenharia de Pesca, Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Gastronomia, e áreas afins, bem como nos referidos Programas de Pós-Graduação. O livro é uma excelente fonte de conhecimento na área do pescado, e André agradece imensamente pela colaboração do professor.

“Honra-me a satisfação que experimento nesta oportunidade de contar um pouco da minha trajetória na área do pescado, ou melhor, na área de Ciência e Tecnologia do Pescado. 

Já na graduação em Oceanologia (FURG – 1989) percebi que algo me atraía para essa área, o que se concretizou após um minicurso que fiz com o Prof. Masayoshi Ogawa, porém apenas no final do curso, com Trabalho de Conclusão defendido em outra área, pude ter o prazer de me matricular na última disciplina do curso – Preservação e controle de qualidade do pescado – e a partir de então, o foco foi trabalhar na área do pescado. 

Busquei maiores conhecimentos na área da Engenharia de Alimentos, onde por 1 ano e meio conclui uma especialização e por mais 2 anos meu Mestrado na mesma área, mas atuando na Tecnologia do Pescado. Saí de Rio Grande rumo à Porto Alegre e comecei minha vida acadêmica como professor substituto, na Engenharia de Alimentos (ICTA/UFRGS) e depois como professor adjunto no mesmo curso (UNISINOS) – foram 7 anos de grande aprendizado, participando de congressos na área de alimentos, onde conheci excelentes profissionais, que até hoje mantemos contato. 

Criei na época um Grupo de discussão (GI-Pescado), e já tínhamos um website e compartilhávamos excelentes materiais. Logo observei uma brecha na Engenharia de Alimentos e fui fazer meu doutorado na Engenharia de Produção, com otimização de processo industrial dentro de uma indústria de pescado. Em seguida fui me aventurar no meu pós-doutorado no Canadá, onde tive a oportunidade de trabalhar com tema muito importante – Tecnologia do Ozônio aplicado na indústria do pescado, e ao concluir, retornei ao Brasil, onde passei num concurso para ser responsável pela disciplina de Tecnologia do pescado (Graduação e Pós-Graduação). 

Durante esse período, tive a oportunidade de participar de vários projetos internacionais como consultor da FAO/UN, onde o aprendizado foi enorme.

Assumi um compromisso profissional e pessoal, de escrever um livro, ao lado de excelentes profissionais. Esta obra foi a realização de um sonho de mais de 20 anos, que se concretizou no ano de 2011, e para surpresa de todos foi premiado no 54º Prêmio Jabuti 2012. 

Nos últimos 2 anos também tive o prazer de trabalhar na Secretaria de Aquicultura e Pesca, como Coordenador Geral da Pesca, depois Coordenador Geral de Monitoramento, e por fim, como Diretor do Departamento de Pesca – crescimento profissional e muito aprendizado. 

Hoje, estamos lançando a segunda edição revisada e ampliada do livro de Tecnologia do Pescado, onde tenho convicção que essa obra permanecerá como um dos livros de referência nos cursos de Engenharia de Pesca, Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Gastronomia, e áreas afins, bem como nos referidos Programas de Pós-Graduação — novamente um sonho realizado. 

Além do meio acadêmico, esse livro certamente somará aos profissionais que atuam nos órgãos governamentais (MAPA, ANVISA), e aos profissionais que atuam nas indústrias de processamento do pescado. 

E por fim, trabalhar na área do pescado está sendo uma realização pessoal e profissional, onde consigo vislumbrar o avanço e o desenvolvimento da área de pescado, bem como estimular o progresso profissional de técnicos e pesquisadores da área, o qual tenho orgulho de poder ter feito parte dessa história.”

O professor Alex Augusto, como comentado, acaba de lançar a segunda edição do seu livro “Tecnologia do Pescado”, que pode ser encontrado neste link.

Leia também os dois primeiros relatos do quadro Experiências no Pescado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais