O ano de 2020 foi marcado por uma sequência de desafios que o setor de alimentos precisou se adaptar para enfrentar a crise gerada pela pandemia da Covid-19. As empresas que prestam serviços considerados essenciais no abastecimento de alimentos e bebidas não puderam paralisar suas atividades. No entanto, as boas práticas e a fiscalização de órgãos governamentais aumentaram seus cuidados.
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Mesmo diante desses obstáculos, as companhias do setor de alimentos conseguiram se destacar, ocupando sete das dez posições do ranking Brand Footprint Brasil 2021. Este é um relatório que mede a força das marcas dentro do território nacional. De acordo com o estudo, que analisou 290 empresas brasileiras, a Aurora foi a que apresentou maior crescimento de penetração na comparação entre 2020 e 2019, com alta de 11,8 pontos percentuais de penetração (p.p), o que equivale a 6,8 milhões de novos lares.
Outros nomes que se destacaram foram Perdigão (10 p.p. ou 5,8 milhões de novos lares), Gallo (8,8 p.p., 5,1 milhões de novos lares), Seara (8 p.p., 4,6 milhões de novos lares), Hellmann’s (7,5 p.p. 4,4 milhões de novos lares), Sadia (7,4 p.p., 4,3 milhões de novos lares) e Pullman (6,8 p.p, 3,9 milhões de novos lares).
Vale ressaltar o bom desempenho das marcas que oferecem proteínas processadas, embutidas e congeladas, alternativas mais baratas para o consumidor dentro do lar, num cenário de isolamento e recessão econômica. A Perdigão entrou no Top 5, ficando na 4ª posição este ano pela primeira vez, subindo seis posições no ranking e aparecendo como a líder no setor de alimentos, seguida pela Seara (3ª colocação), que atua no mesmo segmento e avançou nove colocações no total FMCG (que em inglês significa Fast-moving consumer goods, em tradução livre, bens de grande consumo), se tornando a oitava marca mais escolhida pelos brasileiros. A tendência dos lanches rápidos em casa, de até 20 minutos de preparo, que se consolidaram em 2020, segundo estudo Consumer Insights da Kantar, levaram a Hellmann´s a crescer seis posições no ranking, alcançando a 37ª colocação.
Outras marcas que se mostraram relevantes para o público brasileiro ano passado foram Ypê (533 milhões de CRPs), Italac (335 milhões), Perdigão (327 milhões) e Colgate (284 milhões de CRP’s).
Quase todas as marcas analisadas (99%) que cresceram no ranking conquistaram novos lares em 2020 e 35% conseguiram aumentar o número de vezes em que foram escolhidas pelo consumidor, o que mostra que chegar a novos lares é fundamental para o crescimento das marcas, principalmente num cenário de pandemia.
O Brand Footprint Brasil é feito em 11.300 lares nas regiões Norte + Nordeste, Leste + Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio, Grande SP, Interior de SP, Centro-Oeste e Sul, cobrindo 82% da população domiciliar, o que equivale a 90% do potencial de consumo do país. Foram consideradas 290 marcas no Brasil.
As informações citadas nesta notícia foram disponibilizadas pela empresa detentora do relatório, a Kantar. A empresa também disponibiliza outros conteúdos para compreender o que há por trás destes números.
> Neste link você pode se inscrever para receber o relatório na íntegra: Faça o download do relatório.
> Neste link você pode acessar a gravação na íntegra do webinar onde foram discutidos os principais pontos do estudo, listados abaixo:
1- Quais as três grandes tendências vistas na pandemia que impactaram os resultados do ranking deste ano
2- Quais os principais drivers de crescimento das marcas brasileiras
3- Quais as marcas mais escolhidas no universo online
4- Cases de sucesso das marcas que conseguiram crescer
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