Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Calor do Rio de Janeiro cozinha ovos em lanchonete de Bangu: verdade ou fake?

Especialistas falam sobre o fenômeno que repercutiu na internet

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro foi classificado como o estado mais quente do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros chegaram a marcar 41,6ºC, às 16h, na Zona Norte da cidade, com sensação térmica de 44,4ºC. Em meio a tanto calor e clima abafado, uma história publicada pela TV Globo repercutiu na internet.

Um funcionário de uma lanchonete em Bangu, Zona Oeste do Rio, afirmou que uma caixa de ovos cozinhou por causa do calor, na última sexta (29). O homem gravou um vídeo para provar que a história era verídica. Confira o vídeo aqui.

Nas imagens, o funcionário abre os ovos com as mãos, mostrando que por dentro já estava cozido. Após a repercussão e dúvidas se o caso seria fake ou verdade, o veículo que transmitiu a história entrevistou dois professores de física para entender o fenômeno e se realmente isso seria possível.

Sobre o ocorrido em específico, os físicos afirmaram que não seria possível dizer com 100% de certeza que o caso realmente aconteceu, pois eles só tiveram acesso ao vídeo. No entanto, um professor de pré-vestibular, Rafael Vilaça, afirmou que existe uma pesquisa que mostrou que dá para cozinhar um ovo a 55ºC em uma hora.

O professor de física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Alberto Santoro, complementou a análise dizendo que essas condições podem se repetir em uma cozinha industrial, caso os ovos estejam próximos ao fogão.

Ou seja, nem verdade e nem fake, o ovo pode realmente cozinhar em ambientes inusitados caso a temperatura colabore para que isso aconteça. Mas, como nenhum especialista analisou presencialmente a situação, não é possível afirmar e nem negar.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais