A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou uma animação que explica como ocorre o sistema de certificação brasileira, a Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil), que garante a produção de alimentos saudáveis e de alta qualidade à população. Os produtos da PI Brasil podem ser identificados nas prateleiras pelo selo Brasil Certificado.
A animação, além de auxiliar os profissionais didaticamente, também pode agradar o público infantil. “Queremos tornar essa opção conhecida pelo consumidor final. A maioria das pessoas só sabe da existência da produção orgânica, mas a produção integrada também oferece alimentos seguros e de alta qualidade”, diz a coordenadora do Programa da PI Morango Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente.
Para Paula Packer, chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Ambiente – unidade que pesquisa sistemas produtivos sustentáveis há décadas– a produção integrada é uma das tecnologias de maior impacto positivo para a sociedade. É um sistema que foca na produção de alimentos de alta qualidade, com a premissa de diminuir o uso de insumos e contaminantes, e com uma certificação por trás que assegura isso.
Os agricultores que aderem à PI-Brasil passam a seguir um rigoroso protocolo de boas práticas agrícolas, priorizando o manejo integrado de pragas (MIP), respeitando as legislações vigentes, inclusive ambiental e trabalhista, observando atentamente as condições higiênico-sanitárias da lavoura, dos equipamentos, das instalações e dos trabalhadores, e mantendo a rastreabilidade de todo o processo.
De acordo com Rosilene Ferreira Souto, coordenadora da Produção Integrada do Mapa, intensificar ações de fomento e divulgação deste importante sistema de produção, muito utilizado e conhecido mundialmente, é uma prioridade.
“Vários materiais técnicos e audiovisuais, como este que está sendo lançado, também estão sendo elaborados, com o objetivo de melhorar a comunicação direta com importantes agentes da cadeia agrícola, como profissionais da assistência técnica, auditores do processo de certificação, mercado, indústria, pesquisadores e produtores. A divulgação desse sistema de produção tem como principal objetivo aumentar a oferta dos produtos com o selo Brasil Certificado, disponibilizados aos consumidores”, destaca a coordenadora.
Confira neste link a animação que mostra a conexão entre o consumidor, o produtor e a natureza. A iniciativa contou com o apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Fonte: Embrapa