Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Pesquisa aponta aumento de recalls nos itens de frutas e vegetais em 2020

Levantamento mostrou que estes alimentos tiveram aumento de 645% nos alertas

Um levantamento realizado pelo site International Featured Standards (IFS) listou a quantidade de substâncias perigosas detectadas em dez tipos de alimentos. A pesquisa também comparou os dados obtidos em dezembro de 2020 com os dados referentes aos meses de dezembro de 2019 e 2018. Essa comparação é fundamental para observarmos os níveis de perigo que um mesmo produto pode oferecer em diferentes épocas.

Em destaque neste levantamento, observamos que o número de alertas para substâncias perigosas na seção de frutas e vegetais teve um aumento de 645%. Um número alarmante se comparado aos demais produtos.

Produtos de grãos, cereais, padaria e pastelaria industrial, confeitaria e lanches, que estavam em queda no ano de 2019, também apresentaram um número elevado de recalls em 2020. Outros produtos já se mantiveram estáveis no número de alertas, este é um exemplo dos ovos e derivados, bebidas, óleos e gorduras.

O IFS analisou em dezembro todos os alertas, exceto aqueles que relataram óxido de etileno como uma substância perigosa.

Importante: O conteúdo comunicado tem como objetivo informá-lo. Apesar de todo o cuidado, você deve analisar criticamente o conteúdo se você pretende tornar suas ações dependentes dele. O conteúdo também deve ser visto separadamente de todos os padrões e programas IFS.

Dica de ouro para a comunidade food safety que gosta de se manter atualizada:

O IFS oferece pesquisas e informações atualizadas para quem trabalha com segurança de alimentos. Neste link é possível se cadastrar para receber, gratuitamente, a newsletter deles. Eles também estão disponíveis em aplicativos: IOS Android.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais