Cerca de duas toneladas de peixe Palombeta (pescado semelhante à sardinha) foram entregues a mais de mil famílias carentes do sul e da capital do estado do Rio de Janeiro no início de setembro. A ação, organizada pelo Sindicato de Armadores de Pesca do Estado do Rio (Saperj), SAP/MAPA-RJ, Frescatto Company e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA-Brasil), com suporte técnico da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), fez parte da Semana do Pescado, evento criado nas duas primeiras semanas de setembro com o objetivo de envolver todos os setores ligados à cadeia produtiva pesqueira e aquícola.
“É muito bom poder auxiliar nessa ação solidária tão importante para a sociedade. Além disso, é importante frisar que todo o processo seguiu a legislação higiênico-sanitária vigente no Brasil. A partir disso, conseguimos firmar parcerias importantes para que pudéssemos fazer uma linda ação, agregando valor ao produto e levando segurança para quem recebeu a doação”, destacou o médico veterinário e professor André Medeiros.
As duas toneladas de peixe foram doadas pela embarcação Manoel Espogeiro, que realizou a pesca especialmente para a campanha. Os peixes Palombeta foram embarcadas em caminhões frigoríficos e encaminhadas para a empresa Frescatto, em Duque de Caxias, onde foram processadas (lavados e armazenados em caixas com gelo) conforme determinação da legislação sanitária.
A descarga do pescado foi acompanhada por representantes do comitê do Rio de Janeiro da ADRA e supervisionada por profissionais da FIPERJ e do SAP/MAPA-RJ. Saindo da Frescatto, as Palombetas foram entregues à ADRA, que ficou responsável por fazer o transporte da carga à cidade de Volta Redonda e do Rio de Janeiro para a entrega às famílias cadastradas.