Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Cinco documentários na Netflix sobre a segurança de alimentos para assistir 

As obras abordam temas variados sobre a relação da indústria de alimentos com os consumidores atualmente

O Portal e-food selecionou cinco documentários, disponíveis na Netflix, que abordam temas sobre a segurança de alimentos e os desafios encontrados pela indústria e pelos consumidores atualmente. São conteúdos que propõem reflexões sobre a forma que nos alimentamos, os produtos que consumimos e porque o consumimos. 

Separamos também um breve resumo para te ajudar a escolher um documentário, ou quem sabe todos, para assistir em casa.

1- Escolhas Alimentares – Food Choices (2016)

O documentário foi gravado durante três anos e traz reflexões sobre uma boa alimentação e uma análise sobre a industrialização de alimentos baseadas em informações científicas, entrevistas e depoimentos. A proposta principal da obra é incentivar o telespectador a investir em uma alimentação sem nada de origem animal. O documentário também relaciona o debate com as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo ao longo dos anos. 

Clique para assistir

2- Rotten (2018 – 2019)

A série documental Rotten, da Netflix, foi produzida com o objetivo de relatar as fraudes existentes na indústria de alimentos. Além disso, a obra também detalha os processos de produção dos alimentos que estão em nossa mesa. 

A primeira temporada do programa foi lançada na Netflix em janeiro de 2018 e a segunda temporada em outubro de 2019. Todas disponíveis na plataforma de streaming da Netflix e com seis episódios cada temporada. 

Clique para assistir

3- Fed Up (2014)

O documentário aborda os problemas envolvendo a obesidade infantil nos Estados Unidos e como a desinformação pode gerar ‘mitos da alimentação’ para a população. A obra trata de desmistificar que a culpa da obesidade infantil gira em torno somente dos alimentos gordurosos e do sedentarismo.

Clique para assistir

4 – The truth about the alcohol (2016) 

 É um documentário da BBC que explora crenças comuns sobre o álcool. Foi produzido logo depois que o Reino Unido reduziu a quantidade recomendada de álcool para os homens, comparando com as mulheres, em cerca de sete litros de cerveja por semana. Na obra, o médico Javid Abdelmoneim respondeu a perguntas sobre o motivo de algumas pessoas serem mais sensíveis ao álcool, remédios para ressaca, os benefícios do vinho, efeitos das bebidas noturnas no sono e outras questões comuns.

Clique aqui para assistir

5- Cooked (2016)

O aclamado escritor e ativista da alimentação, Michael Pollan, põe a mão na massa, na carne e na fermentação, mostrando como cozinhar transforma o mundo. O documentário foi dividido em quatro episódios: fogo, água, ar e terra e tem como ponto central chamar a atenção das pessoas sobre o que elas estão colocando em seus pratos.  A obra foi inspirada no livro de Pollan “Cozinhar, uma história natural da transformação”.

Clique para assistir.

 

Leia também:

Quando se trata de segurança dos alimentos, somos todos responsáveis

Segurança de Alimentos na Produção de Cerveja

Segurança de Alimentos como fator de crise

Food fraud – Prevenindo a contaminação economicamente motivada

 

Total
0
Shares
3 comments
  1. Esta série Rotten é MARAVILHOSA, aborda segurança de alimentos, food fraud, alergênicos. Indico para todas (os) amantes da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais