Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Conheça as áreas de atuação do médico veterinário

Profissionais vêm mostrando a importância de seu trabalho nos campos da inspeção de alimentos e pesquisas

A área de atuação do médico veterinário vai além das clínicas e dos consultórios destinados aos animais de companhia. Nos mais de 50 anos de profissão regulamentada, médicos veterinários vêm mostrando a importância de seu trabalho no desenvolvimento da produção animal; na inspeção de alimentos; na saúde pública; em pesquisas relacionadas a medicamentos e vacinas; na preservação ambiental, entre outros campos.

No Portal e-food, essa categoria se faz bastante presente na publicação de artigos, por exemplo. Entre tantas colaborações, está a criação da série Dia de Pescado, um projeto que surgiu em parceria com o Dr. André Luiz Medeiros, também médico veterinário, e em breve será disponibilizado no site do Portal na versão e-book. O material é composto por mais de 30 episódios escritos por profissionais da área.

No dia em que é comemorado o Dia do Médico Veterinário, conheça algumas das áreas de maior destaque na Medicina Veterinária:

Saúde pública

Nessa área, o médico veterinário deve garantir a prevenção e o controle de zoonoses, doenças que acometem os animais e podem contaminar os humanos. É possível atuar no setor público na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental ou em laboratórios. Desde 2011, o médico veterinário recebeu aval também para compor as equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf), atuando de forma a promover a integração entre a saúde humana, animal e ambiental, tripé da Saúde Única.

Indústria e inspeção de alimentos de origem animal

Na indústria, esse profissional é responsável por acompanhar todo o processo de produtos destinados aos animais, como alimentos, vitaminas, medicamentos, vacinas e rações. Na área de inspeção de alimentos, o médico veterinário é responsável por acompanhar toda a cadeia produtiva, além de decidir sobre o que está em condições próprias para consumo humano. Pode atuar na coordenação das equipes, na inspeção das linhas de abate, fiscalização, na rastreabilidade dos produtos e na garantia do abate em condições seguras.

Responsabilidade técnica (RT)

Cabe ao médico veterinário exercer a responsabilidade técnica junto a estabelecimentos cujas atividades e prestação de serviços sejam privativas ou peculiares à Medicina Veterinária. Encarregado por zelar pela qualidade de empresas, fábricas, criatórios e demais atividades que criem, manipulem, prestem serviços ou comercializem produtos de origem animal ou destinados aos animais. Seu conhecimento deve ser embasado nas legislações e no Código de Ética, tornando-o apto para treinar e orientar preventivamente tanto funcionários quanto empreendedores.

Laboratório de pesquisa

Dentro da área de pesquisa, o médico veterinário pode desenvolver diversos estudos que envolvam a saúde e o bem-estar animal, reprodução, clonagem, transgenia e melhoramento genético, entre outros. Outra alternativa é atuar em laboratórios de produtos de uso animal, destinados a desenvolver, testar e lançar novos produtos que sejam úteis aos pacientes.

Educação ambiental

Atua no desenvolvimento de pesquisas e ações voltadas à proteção ambiental. Neste campo, trabalha em conjunto com outros profissionais, como o biólogo, com o intuito de estudar o comportamento dos animais silvestres em seu habitat natural ou mesmo em cativeiro. Colabora com outras pesquisas que tenham como objetivo a preservação tanto da flora, quanto da fauna em favor do meio ambiente.

Clínica médica

A atuação em clínicas e hospitais é uma das áreas mais procuradas dentro da Medicina Veterinária. O profissional que opta por esse campo atuará no atendimento de pequenos ou grandes animais, visando à manutenção e à promoção da sua saúde. Esse profissional é responsável por realizar cirurgias, fazer prescrição de remédios e tratar doenças. Alguns médicos-veterinários optam por se especializar em áreas mais específicas, como Ortopedia e Dermatologia.

Reconhecimento da profissão

Recentemente, a Medicina Veterinária obteve lugar de destaque entre as profissões da área de Saúde que atuam na emergência da Covid-19. Essa atuação é embasada na legislação que rege a Medicina Veterinária e suas competências privativas, a Lei 5.517/1968, entre as quais o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais