Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Conheça os métodos para desinfecção do ar a seco na indústria de alimentos

Para descontaminar o ar industrial, controlando a umidade do ambiente são necessários métodos de higienização especiais

Na indústria de alimentos são requisitos essenciais o controle de partículas prejudiciais, de micro-organismos como bactérias, fungos, esporos, vírus, e da temperatura e umidade do ambiente. Um ambiente com contaminação do ar gera problemas de qualidade e segurança nos produtos.

Um grau elevado de umidade pode condensar nas superfícies e promover o aparecimento de fungos, proliferação de bactérias, deterioração das instalações, corrosão do sistema de tubulação e equipamentos, danos aos controles pneumáticos levando a paralisações, ferrugem e aumento do desgaste do equipamento de produção. Além disso, muitos alimentos são altamente higroscópicos, absorvem a umidade do ambiente, o que prejudica suas características e diminui a validade dele.

Por este motivo, a qualidade do ar deve manter-se estável, em todos os setores da indústria, produção, envasado e armazenamento. Para descontaminar o ar industrial, controlando a umidade do ambiente são necessários métodos de higienização especiais, são nesses casos que a descontaminação a seco deve ser aplicada.

A descontaminação do ar a seco não utiliza água ou produtos líquidos e pode ser feito empregando distintos métodos:

Ventilação:
É importante assegurar uma ventilação adequada com fluxos de ar nas diferentes áreas da indústria. A ventilação é um método de descontaminação fundamental para regular fatores como temperatura e umidade dos ambientes, movimentando partículas suspensas no ar evitando o acúmulo delas. Uma circulação de ar apropriada pode eliminar a maioria dos problemas de qualidade do ar em uma indústria.

Filtro de ar:
Por meio de um processo de filtragem do ar, as partículas e microorganismos são capturados e retidos no filtro, a eficiência desse método depende do tipo de filtro escolhido para o qual é necessária uma análise prévia dos tipos e tamanhos de contaminantes presentes no ambiente. A pureza do ar necessária em cada indústria varia, portanto, é importante adquirir o sistema de filtro industrial ideal para cada situação.

Fumígeno:
Um fumígeno é um desinfetante à base de fumaça, utilizado no controle microbiológico. A fumaça atua como meio de transporte do princípio ativo, e permite sua aplicação em superfícies, em locais altos e de difícil acesso, além disso ajuda a purificar e desinfetar o ambiente em geral, sendo ideal para áreas a serem desinfetadas onde o uso de água não é recomendado ou a umidade pode ser um problema.

É um método altamente eficaz, sobretudo pelo fato de não produzir umidade ao efetuar a sua aplicação. A aplicação é muito prática, pois bastará apenas acionar ou acender o pavio deste produto e deixá-lo agir no espaço onde se encontra.

Equipamentos de radiação ultravioleta:
Os equipamentos de radiação ultravioleta são utilizados para purificação do ar. A radiação ultravioleta (UV) altera o DNA dos micro-organismos, bloqueia a reprodução celular e ocasiona a morte deles. Estes equipamentos funcionam através de um ventilador embutido onde o ar é introduzido para dentro do duto e forçado a passar através das lâmpadas UV, eliminando os micro-organismos prejudiciais presentes no ambiente. Este é um método inofensivo para as pessoas presentes no local, e não afeta a umidade do ambiente.

 

Descontaminação de sistemas de ar acondicionado:
A má qualidade do ar nos locais fechados, se deve principalmente à má higienização dos aparelhos de ar-condicionado e a falta de controle periódico. Estes sistemas de ar-condicionado devem ser mantidos livres de poluentes, para evitar que estes contaminem o ar durante seu funcionamento. Além da limpeza dos filtros é preciso estar sempre atento à limpeza da bandeja de condensado, existem produtos que formam gel que são aplicados nessas bandejas para controlar o desenvolvimento de microrganismos prejudiciais, e evitar a formação de incrustações.

Ozonização:
O ozônio é um gás oxidante de alto poder para combater micro-organismos e degradar causadores de odores. O ozonizador de ar é um aparelho que libera uma grande quantidade de descargas elétricas no ambiente, e como resultado quebra as moléculas de oxigênio, dividindo-as e produzindo moléculas de gás ozônio que atuam como antimicrobianos.

Como garantir a qualidade do ar:
Para garantir a qualidade adequada do ar os aspectos a avaliar são: tipos de contaminantes, tamanho, e quantidade, que variam significativamente dependendo do tipo de indústria, temperatura e umidade.

Também deve ser levado em consideração as possíveis fontes de contaminação como fluxo de produtos, matérias primas e resíduos, fluxo de pessoas em todas as fases do processo produtivo, e o ambiente externo da indústria. Avaliar quais são as possíveis fontes de contaminação é fundamental para inicialmente focar os esforços na sua redução.

Portanto, analisar esses aspectos permitirá escolher o equipamento ou produto de descontaminação correto para manter a pureza do ar indicada para cada ambiente industrial.

Também é necessário estabelecer programas adequados de limpeza e desinfeção, que incluem higienização periódica do ambiente, atingindo pontos de difícil acesso, que não são considerados nos procedimentos de higiene diária, e monitoramento constante que incluam atividades de manutenção preventiva para filtros, registros de limpeza, substituição de peças, etc.

Os programas de limpeza devem incluir a realização de testes microbiológicos para validação dos métodos de higienização. Estes testes podem ser realizados por meio da técnica de sedimentação do ar em placas de Petri contendo meio de cultura específico para o tipo de microrganismo que se deseja verificar, e deve ser realizado em pontos específicos da indústria. Geralmente os microrganismos avaliados são os mesófilos aeróbios, fungos e leveduras. Existem, também, equipamentos que fazem a sucção do ar para uma placa de Petri com o meio de cultura.

Por outro lado, é fundamental mencionar que a indústria deve ter sistemas de ventilação que permitam o fluxo de ar positivo nos diferentes setores que ajude a manter a qualidade do ar.

Fonte: https://www.higex.com/news/como-fazer-a-descontaminacao-do-ar-a-seco-na-industria/

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais