Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Decisão inédita: EUA autoriza venda de carne de frango cultivada por startups 

Fora dos EUA, somente Singapura tem a venda de carne cultivada aprovada para consumo

Após meses em análise, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos aprovou a venda de frango cultivado por duas startups no último dia 21 de junho. Fora dos EUA, somente Singapura tem a venda de carne cultivada aprovada para consumo. 

A GOOD Meat, uma subsidiária da Eat Just, juntamente com a UPSIDE Foods receberam autorização para comercializar seus produtos. Ambas as empresas já haviam recebido aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em abril deste ano. Quando deu sinal verde para a produção em escala comercial, o órgão americano afirmou que o frango criado em laboratório de cada empresa é seguro para consumo humano.

O Portal e-food acompanhou a consulta voluntária pré-mercado das duas startups. Na época, a FDA explicou que as empresas iriam precisar de uma concessão de inspeção do Serviço de Inspeção e Segurança de Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-FSIS) para o estabelecimento de fabricação. O alimento em si também requer uma marca de inspeção do USDA-FSIS antes de entrar no mercado dos EUA.

E o Brasil?

No Brasil, a Embrapa Suínos e Aves (SC) está à frente de um estudo pioneiro para desenvolver carne de frango cultivada em condições controladas de laboratório. O novo produto, que se assemelha ao sassami, na forma de protótipos de filés de peito de frango desossados, deve estar pronto para análises nutricionais e sensoriais até o final de 2023. 

Também caracterizada como proteína alternativa, a tecnologia recria tecidos animais em laboratório a partir de células animais, proporcionando carnes análogas às naturais.  Trata-se de uma inovação que atende às atuais tendências de consumo e agregação de valor. 

O projeto foi aprovado por edital competitivo internacional do The Good Food Institute (GFI), organização não governamental que atua na arrecadação de recursos e financia projetos globais. Dentre os 22 projetos selecionados em 2021, cinco são brasileiros, entre eles o da Embrapa Suínos e Aves.

Depois do protótipo pronto, a Embrapa deve procurar uma empresa para seguir com o projeto, o que incluiria a inserção da carne de frango cultivada no mercado. De acordo com o GFI, já existem empresas interessadas.

Leia também:

Estudo pioneiro no Brasil desenvolve carne de frango cultivada

Reino Unido investe £ 12 milhões em centro de pesquisa para produzir carne cultivada em escala

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais