Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Hygiena promove debate sobre food safety para marcar sua chegada ao Brasil

Summit One Health Brazil 2023 mostrou o que existe de mais moderno para diagnósticos, incluindo o novo laboratório de aplicações da Hygiena no Brasil, e tratou de temas como salmonella e autocontrole da indústria. Confira tudo o que aconteceu no evento

Profissionais da segurança de alimentos se reuniram nesta quinta-feira (24) no “Hygiena Summit One Health Brazil 2023”, em São Paulo, um evento que trouxe visões atualizadas do mercado de food safety e marcou a chegada da líder global no país. O Portal e-food também compareceu ao evento e conversou com especialistas que se mostraram otimistas com o grande investimento feito pela empresa.

No Brasil, a Hygiena vai investir na implantação de operação em São Paulo e vai oferecer uma ampla gama de soluções inovadoras, suporte técnico e apoio científico para empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas.

Durante o evento, profissionais participaram de palestras realizadas por profissionais nacionais e internacionais que são referências no mercado. As mesas redondas durante a programação proporcionaram uma imersão ainda mais completa para os participantes, onde todos puderam tirar dúvidas.

A Hygiena também colocou em exposição alguns tipos de soluções que tornam o serviço deles diferenciado no mercado. Um deles foi o EnSURE® Touch, um sistema avançado de monitoramento que coleta, analisa e reporta dados de vários dispositivos de teste de indicadores de qualidade, como ATP em superfícies e água, microrganismos indicadores, alergênicos, atividade enzimática e resíduos em superfícies. A solução foi projetada para se adaptar ao seu local de trabalho, fornecendo os dados necessários para monitorar e gerenciar riscos em cada etapa do processo de fabricação de alimentos e bebidas.

Reconhecimento

A professora e coordenadora do Food Research Center (FoRC), Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, analisou que a Hygiena chegou com força no mercado brasileiro, trazendo uma equipe experiente. “A Hygiena chegou com tudo e com uma equipe experiente por trás. Acho muito bom ter uma empresa dessas chegando no Brasil e eles têm um futuro muito grande e estão conscientes da importância que têm quando o assunto é melhorar a qualidade e segurança dos alimentos de um modo geral”, disse.

A pesquisadora, que já esteve no ranking que reconhece a contribuição e produtividade para a Ciência, reforçou também a importância da Ciência para este avanço da líder global. “Durante o evento foi anunciado que precisa de um investimento maior com a academia e espero que a Hygiena compreenda que estamos aqui para crescermos juntos e construirmos as coisas em conjunto”. Ela finaliza: “Eu achei que o evento foi muito bonito e espero que aconteçam outros. Um trabalho sério e bem feito será um trabalho bem sucedido”.

O Portal e-food também conversou com Amanda Manolis, vice-presidente global de marketing da Hygiena. Ela explicou como foi o processo de trazer a empresa para o Brasil.

“Nós estamos de olho no amadurecimento do país e essa vinda ao Brasil começou aos poucos, pois nós temos parceiros de muitos anos no país. Mas agora, com sede aqui, vamos poder oferecer nossas soluções diretamente para o mercado, estamos trazendo todo o nosso portfólio”, disse. Amanda também citou o amplo investimento nas instalações em São Paulo.

Além dos laboratórios de aplicação, onde estará em funcionamento todo o portfólio Hygiena como BAX Q7, Innovate, FoodProof, EnSureTouch, Testes para Alergênicos e Micotoxina, a Hygiena terá mais de 384m³ de volume de câmara fria para armazenamento e distribuição dos seus produtos e contará com espaço para treinamento de clientes ou fornecedores

Destaques da programação

Com uma agenda que abrangeu os temas mais relevantes do momento, estiveram presentes três palestrantes internacionais. Amanda Manolis, vice-presidente global de Marketing da Hygiena falou sobre “One Health Diagnostics”, uma abordagem sistêmica considerando que saúde humana, animal e ambiental estão interligadas e são interdependentes.

Com foco nas questões nacionais, o coordenador da Região 3ª do Ministérios da Agricultura e Agropecuária (MAPA), Robério Machado, falou sobre a implementação de programas de autocontrole e de quem são as devidas responsabilidades. Em sua palestra ele frisou que depois de muitos anos tendo o Governo Federal como detentor da fiscalização, agora é de responsabilidade do agente privado esse autocontrole.

Juan F. DeVillena, vice-presidente sênior de garantia de qualidade e segurança de alimentos da Wayne-Sanderson Farms, terceiro maior produtor de aves dos Estados Unidos, falou sobre “Salmonella: perspectiva global e novas abordagens de monitoramento”.

Mark Carter, gerente sênior de produtos de software da Hygiena e Presidente Eleito da IAFP (Associação Internacional para Proteção de Alimentos), que teve como tema da sua palestra “Abordagem moderna em Monitoramento Ambiental de micro-organismos indicadores e patógenos”.

Abaixo é possível conferir uma galeria de fotos que mostram como foi o evento da Hygiena.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais