Até que ponto a tecnologia pode ajudar a comunidade de food safety a evoluir? Se depender de uma equipe de cientistas da Universidade de San Diego, da Loyola Marymount University e da Radford University, essa parceria pode render bons frutos no ano de 2021.
Pesquisadores das três instituições elaboraram um método de mineração de texto (text mining) para captar palavras e frases em publicações on-line que identifiquem as interações dos consumidores com produtos alimentícios perigosos à saúde. Com esse levantamento, a equipe de cientistas espera que o método crie um meio prático e com baixo custo para monitorar rapidamente a segurança dos alimentos em tempo real.
Na prática, o esquema funcionou da seguinte forma:
Primeiro os pesquisadores reuniram diversas postagens de consumidores com a ajuda de dois sites bastante usados por usuários que querem se queixar de alguma contaminação e intoxicação alimentar obtida. Em seguida, o estudo comparou as queixas por mensagem e as reclamações através de ‘sentimento’ (aquelas categorias de ‘bom’ ou ‘ruim’).
Depois de reunir um bom número de informações, mais de 4 milhões de análises on-line, o estudo descobriu que seus métodos eram 77% a 90% precisos nas análises de alto nível, enquanto a análise de sentimento era de apenas 11% a 26% preciso. O estudo também agregou resultados em nível de revisão para fazer avaliações de risco em nível de produto.
Alerta para a contaminação e intoxicação alimentar
A contaminação e a intoxicação alimentar representam enormes riscos para os consumidores em todo o mundo, por isso a importância no desenvolvimento de pesquisas como essa. “Sugerimos o uso dessas ferramentas para traçar o perfil de alimentos e avaliar o risco, construindo um sistema de apoio à decisão pós-mercado para identificar produtos alimentares perigosos. Nossa pesquisa contribui para a literatura e a prática, fornecendo meios práticos e baratos para monitorar rapidamente a segurança alimentar em tempo real”, diz um trecho da introdução do estudo americano.
Conheça mais a pesquisa clicando aqui.