Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Tecnologia japonesa pode reduzir testes bacterianos em alimentos para uma hora

Pesquisadores da Osaka Metropolitan University, uma universidade pública do Japão, dizem que a ferramenta não requer operações complicadas ou equipamentos caros. Saiba mais sobre a pesquisa

Pesquisadores da Osaka Metropolitan University, uma universidade pública do Japão, desenvolveram uma tecnologia que pode revolucionar o processo de teste de viabilidade bacteriana em alimentos. De acordo com a pesquisa, intitulada “Avaliação da atividade bacteriana com base nas propriedades eletroquímicas dos sais de tetrazólio”, um novo método de testes é capaz de “medir bactérias viáveis ​​em alimentos dentro de uma hora, em vez de dois dias, independentemente da espécie bacteriana”.

Para conhecimento, as medições convencionais para avaliar o número de bactérias viáveis ​​nos alimentos normalmente levam de um a dois dias para produzir resultados, de acordo com o Medline Plus, um site que trabalha em conjunto com a Biblioteca Nacional de Medicina (NLM), a maior biblioteca médica do mundo.

Leia também:

Relatório aponta altos níveis de resistência a antibióticos em bactérias presentes em alimentos

Bactérias do gênero Kocuria e sua aplicação na fermentação de alimentos

Publicado na revista Analytical Chemistry , os cientistas dizem que a ferramenta de segurança de alimentos não requer operações complicadas ou equipamentos caros. O grupo também afirma que através desse novo método é possível determinar com precisão o número de bactérias viáveis ​​em produtos alimentícios eletroquimicamente, usando sal de tetrazólio (MTT), uma molécula solúvel em água.

Acesse o estu do na íntegra. 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais