Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Como a Indústria 4.0 impacta o futuro do setor de alimentos?

Tractian Maintenance Day reúne gigantes industriais para debater tecnologia e competitividade na Indústria 4.0 em evento presencial
Divulgação/Tractian

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), 85% dos alimentos consumidos passam por algum tipo de processamento, em comparação com 70% em 1990 e 56% em 1980. A adoção de tecnologias como automação, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) permite às indústrias de alimentos e bebidas garantir maior controle de qualidade e atender a esta crescente demanda por alimentos processados. 

Na indústria de alimentos, a Indústria 4.0, também conhecida como a ‘Quarta Revolução Industrial’, vem impactando significativamente várias etapas da cadeia produtiva. O termo refere-se a um conjunto de tecnologias que promovem a automação e a troca de dados, utilizando conceitos de sistemas ciber-físicos. Isso possibilita a criação e operação de “fábricas inteligentes”, que trazem diversas oportunidades para agregar valor aos consumidores e aumentar a produtividade dos processos. Além disso, essa revolução tem grande potencial para contribuir na produção de alimentos e bebidas mais seguros.

No próximo dia 20 de setembro, o evento Tractian Maintenance Day (TMD) vai reunir gigantes industriais para debater tecnologia e competitividade na Indústria 4.0. Em sua terceira edição, o TMD retorna ao cenário industrial brasileiro para reunir diretores e executivos de mais de 150 empresas dos mais variados setores.

Tractian Maintenance Day (TMD) vai reunir gigantes industriais

Com palestras sobre os tópicos mais relevantes da Indústria 4.0 e apresentações de cases e resultados inéditos das maiores indústrias do país, o evento – que já tem ingressos esgotados e fila de espera – toma lugar no Espaço Villa Blue Tree, em São Paulo (SP). 

Conhecido por reunir os maiores líderes industriais do país, o TMD promete ser ainda maior este ano: serão mais de 600 congressistas, em sua maioria diretores e executivos das maiores indústrias do país. Entre os palestrantes estão nomes de referência no setor e na economia, como Henrique Meirelles (ex-Ministro da Fazenda), Gustavo Loyola (ex-presidente do Banco Central) e Max Gehringer, apresentador, ex-presidente de grandes indústrias e porta-voz oficial da Tractian, realizadora do evento e única brasileira entre as empresas de Inteligência Artificial mais promissoras do mundo.

Igor Marinelli, co-fundador da Tractian, no evento de 2023

Saiba mais sobre o Tractian Maintenance Day

O TMD alcança todos os setores no Brasil, com destaque às indústrias automobilísticas, alimentícias, farmacêuticas e de bens de consumo. Para Alex Vedan, sócio-diretor da Tractian: “O sucesso do evento diz respeito a ser um dos únicos do ramo que não apenas reúne os representantes, mas também incorpora à programação outras autoridades e especialistas que potencializam o conhecimento adquirido ali.” 

A programação é restrita aos participantes e não pode ser filmada. Isso porque, durante os debates, os líderes industriais abrem as portas de suas operações e compartilham casos práticos sobre a digitalização e inovação de parques fabris e otimização de processos produtivos, bem como os resultados de savings e eficiência operacional alcançados.

Muitas dessas experiências são atribuídas à aplicação de soluções desenvolvidas pela Tractian, como os sensores de vibração com Inteligência Artificial embarcada. Por isso, aproveitando a prova social durante o evento, a Tractian também promete lançar mais um produto inédito durante o evento. 

Com uma programação tão completa, e ainda com a promessa de um lançamento inédito de novo produto da Tractian, Vedan enxerga que o TMD cumpre com êxito o objetivo de “promover a interação entre líderes industriais de diversos setores, expandindo a rede de contatos e conhecendo soluções para melhorar a produtividade, a performance e a competitividade das empresas”. 

Desde sua criação em 2022, o TMD tem sido um catalisador de inovação e transformação para a indústria brasileira, consolidando-se como um dos eventos mais influentes em Indústria 4.0 e tecnologia no Brasil. Os casos compartilhados com melhores resultados também receberão prêmios exclusivos do evento, como nas edições anteriores. A equipe de especialistas da Tractian premia as empresas referência em algumas categorias relativas aos processos industriais, cujos critérios são definidos conforme o relatório da Atlas Intel.

Tractian Maintenance Day (TMD) vai reunir gigantes industriais

Mais informações, bem como o formulário para entrar na lista de espera, estão disponíveis na página do evento.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais