Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Codex disponibiliza material sobre resistência antimicrobiana de origem alimentar 

O documento reúne mais de uma década de trabalho do Codex sobre o tema

A resistência antimicrobiana (RAM) põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Além disso, a RAM representa uma ameaça crescente à saúde pública mundial e requer ação de todos os setores do governo e da sociedade.

Com o objetivo de fornecer um conteúdo técnico científico seguro para os profissionais do food safety, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) publicaram um documento com três textos da Comissão do Codex Alimentarius, órgão internacional de referência na segurança de alimentos, para apoiar os países na luta contra a resistência antimicrobiana transmitida por alimentos.

Leia também: Escolhas de sanitizantes: resistência, rodízio e eficácia antimicrobiana

O material disponibilizado reúne mais de uma década de trabalho do Codex sobre o tema. “Os países têm abordagens e interesses diferentes quando se trata do uso de antimicrobianos para a saúde animal e vegetal e o potencial de transmissão ou transmissão de RAM para os alimentos. A orientação internacional abrangente fornecida pelo Codex permitirá que os países definam suas próprias prioridades e necessidades dentro de uma estrutura harmonizada”, explicam os órgãos autores do material na introdução.

O acesso ao documento é gratuito e está disponibilizado em inglês.

BAIXE AQUI.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais