Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Novos hábitos e produtores locais: conheça a Nuu

Entrevistamos a Rafaela Lenz, fundadora da Nuu, para entender mais sobre os incentivos e desafios de ter um produto artesanal.

Conversamos com a Rafaela Lenz, fundadora da Nuu, marca de pães de queijo que utiliza ingredientes naturais e de origem local. Seja por curiosidade de saber como funciona a Nuu ou vontade de criar sua própria marca de produtos artesanais, confira o que a Rafa tem a dizer logo abaixo.

e-food: Rafa, o que te motivou a criar um produto como o pão de queijo Nuu, com ingredientes artesanais e regionais?

O pão de queijo foi criado no século XVIII nas fazendas de Minas Gerais. De lá para cá atravessou as montanhas de Minas e conquistou o Brasil, porém aquele pão de queijo de fazenda, se perdeu. De um lado, milhares de marcas que vendem o pão de queijo ultra industrializado, com aroma de queijo, ovo em pó, fécula, de outro, a gourmetização do pão de queijo, feito com queijo importado da Itália e sal do Himalaia. Faltava o básico, a receita clássica de pão de queijo.

Não precisamos buscar fora os ingredientes, temos queijos incríveis em Minas, bons produtores de polvilho artesanal, laticínios de pequenos produtores oferecendo leite de gado de pastagem livre. Além do sabor, existe uma cadeia que se beneficia com a compra de ingredientes regionais. Faz sentido comprar do pequeno e apoiar a produção familiar.

e-food: Quais são os maiores desafios para manter a qualidade de alimentos produzidos a partir de ingredientes artesanais e regionais? 

A mentalidade de melhoria contínua. Muitas vezes lidamos com famílias que fazem da mesma forma por gerações e tem certa resistência em mudança de hábito, introdução de novos processos e acompanhamento da indústria no dia a dia da produção.

e-food: Qual dica você daria para empreendedores que buscam criar um produto como o seu?

Sempre que as barreiras surgirem, volte e olhe para seus valores. Por algum motivo é mais fácil comprar aroma de queijo do que um queijo curado de pequeno produtor, é mais fácil comprar leite em pó de grandes empresas que leite de cooperativa, ovo em pó é mais fácil de armazenar e manusear que ovo natural. Mas as supostas “facilidades” vem com um preço alto: entregar um produto de baixo valor para o consumidor final e acabar sendo só mais um. O Brasil precisa de pessoas pensando diferente para termos um mundo diferente do que estamos hoje e acredito no poder do empreendedorismo para fazer essa mudança.

 

Confira o site da Nuu aqui e saiba aonde encontrar os produtos aqui.

Total
0
Shares
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais