Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Conheça o software inovador que automatiza a montagem de Planos APPCC 

Software Qualis 22 foi desenvolvido para elaborar relatórios de forma rápida e integrada, sem necessidade do uso de outras ferramentas, como por exemplo Word e Excel

Na indústria de alimentos há diversas normas e legislações que precisam ser seguidas para garantir a segurança dos produtos oferecidos. Além disso, mudanças ocorrem com maior frequência e cada alteração pode causar impactos não só na qualidade, mas na segurança dos alimentos. 

Por isso, garantir a eficácia e segurança em todos os processos é um trabalho complexo, que exige um time totalmente atento às mudanças, alinhado, capacitado e comprometido em dar o seu melhor. Para chegar ao objetivo, as equipes geralmente realizam a montagem dos Planos APPCC por meio de ferramentas como Excel e Word.

O primeiro passo é montar uma super tabela no Excel com todas as matérias primas, etapas e quaisquer fontes de perigos, incluir suas medidas de controle e classificações, entre outros dados, onde a cada atualização é necessário revisar linha por linha de todo o plano.

Em seguida, é a vez de utilizar o Word para escrever um relatório com todos os dados do Plano e dos produtos, listas de materiais etc. Há ainda a etapa da montagem do fluxograma. Para a realização desta fase, é comum que equipes usem o Word ou uma terceira ferramenta, normalmente difícil de utilizar, onde tudo tem que ser ajustado manualmente.

A fim de desenvolver uma ferramenta otimizada, que cumpre todas as etapas de uma só vez, profissionais, foi desenvolvido no mercado o Software Qualis 22, onde tudo que é cadastrado se transforma automaticamente em um relatório organizado.

“Além de ganhar velocidade na elaboração e atualização dos Planos APPCC, a equipe ganha também na consistência das informações. No Software Qualis 22, o profissional encontra uma tela de montagem interativa dos fluxogramas. Dessa forma, é possível elaborá-los de forma rápida e integrada, sem necessidade do uso de outras ferramentas”, explica Amanda Nascimento, da equipe de Marketing do Qualis 22.

Outro ponto importante é que tudo que é cadastrado no software e associado ao fluxograma de produção de um determinado produto vai para os relatórios, que são gerados automaticamente. Qualquer alteração ou inclusão alimenta imediatamente esses relatórios, mantendo-os sempre atualizados.

Para que o sistema considere o Plano finalizado, ele checa se todos os materiais, equipamentos, superfícies de contato, utensílios e etapas foram analisados em relação à ocorrência de perigos, e também se todos os perigos levantados foram tratados.

Ou seja, por um lado torna-se mais difícil “maquiar” informações que passariam batido em uma auditoria, caso o plano fosse montado em Excel, por exemplo. “Por outro, a agilidade que o software proporciona na montagem dos Planos, permite criar fluxogramas mais consistentes em bem menos tempo, e as atualizações são realizadas de forma mais fácil e precisa”, complementa Amanda.

Além de tudo isso, o Qualis 22 disponibiliza uma árvore decisória inteligente, simplificada e integrada para classificação das medidas de controle, baseada na árvore do Codex. Os desenvolvedores do software garantem ainda que a possibilidade de cadastrar no sistema a monitorização e verificação dos PCCs, PPROs (PCs) e PPRs.

Atualizações das normas e legislações no Software

O software está em conformidade com as principais normas da indústria de alimentos, são elas:

  • ISO/FSSC 22000
  • BRC
  • IFS
  • FSMA

A principal vantagem em casos de atualizações das legislações é que ao invés de ter que dispender tempo procurando cada ponto, de cada produto que precisa ser atualizado, no software é possível fazer a alteração em massa para um ou vários produtos.

Além disso, sempre que for alterado algo nos cadastros de matéria-prima, máquinas, instrumentos ou utensílios, qualquer ponto onde eles estejam inseridos nos fluxos são automaticamente alterados

Perigos

O software conta com um banco de dados de Perigos pré-cadastrados que é constantemente atualizado, abrangendo perigos dos tipos:

  • Químicos
  • Físicos
  • Microbiológicos
  • Alergênicos

Além disso, traz evidenciados os perigos Radiológicos, que são uma categoria especial de perigos químicos e pela sua importância podem ser descritos separadamente.

O sistema possui ainda, uma matriz interna para estabelecer automaticamente a avaliação do risco, dadas as condições de severidade e probabilidade de um perigo.

Ao vincular uma matéria prima, máquina, instrumento ou utensílio à etapa de processo, o sistema propaga de forma automática e inteligente os perigos, mantendo registros consistentes desses relacionamentos e formas de rastreá-los.

Ademais, é possível alterar tanto a severidade como a probabilidade do perigo sem perder o que já foi feito, pois o próprio sistema faz alterações necessárias em todos os pontos afetados, mantendo a consistência do Plano. O Qualis 22 conta ainda com um banco de superfície de contato pré-cadastrado.

“Essa é a solução perfeita para manter a cultura de segurança dos alimentos no ambiente de trabalho, e ainda, atender às novas demandas advindas do cenário da Indústria 4.0. Ao implantar o software o profissional conta com uma consultoria técnica para apoio na implantação e manutenção dos planos”, diz Amanda.

O Qualis 22 possibilita a atuação interativa de vários usuários simultaneamente e não há limite de cadastro de usuários no software.

Acesse mais informações sobre o Software Qualis 22.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais