Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Dez unidades da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios abrem as portas à população

Objetivo é promover uma troca de experiências entre os pesquisadores dos Institutos e a população de sete diferentes cidades paulistas

Em uma ação para aproximar a ciência da sociedade, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) vai abrir as portas, nesta sexta-feira (18) e sábado (19), de dez unidades da instituição para receber estudantes de escolas públicas e particulares e a sociedade em geral. O objetivo é promover uma troca de experiências entre os pesquisadores dos Institutos e a população de sete diferentes cidades paulistas. Com diversas atividades, os espaços estarão abertos das 9 às 17 horas nos dois dias.

“Essa ação tem como objetivo aproximar as comunidades próximas aos trabalhos realizados nas unidades da APTA. Abriremos as portas das instalações dos Institutos para que todos possam conhecer a estrutura, os experimentos e as atividades desenvolvidas em prol do agronegócio paulista, que influenciam diretamente o dia a dia da população de todo o país”, afirma Sergio Tutui, coordenador da APTA.

Participarão da ação, na cidade de São Paulo, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto de Pesca (IP) e o Instituto Biológico (IB). Em Campinas, serão duas unidades: o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e o Instituto Agronômico (IAC). Fechando a lista estão as unidades da APTA Regional de Pariquera-Açu, de Itapetininga e de Assis, além do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do IAC, em Votuporanga, e as unidades do Instituto de Zootecnia (IZ) nas cidades de Nova Odessa e Registro.

O primeiro dia da ação será focado na visitação de escolas, com o objetivo de apresentar aos alunos da região de cada unidade como é desenvolvido o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao desenvolvimento do agronegócio. No sábado, segundo dia, as unidades estarão abertas para a comunidade em geral, que poderão visitar as instalações e participar das atividades preparadas pelas equipes dos Institutos.

Para a ação, as unidades preparam estações que destacam os estudos e as tecnologias desenvolvidas por cada uma delas e que fazem parte do dia a dia da população. “Temos diversos trabalhos relevantes que saíram de pesquisas desenvolvidas por nossos cientistas para a agricultura e criação animal. Será uma experiência muito importante para todos nós, tendo em vista que teremos a oportunidade de mostrar nossas tecnologias para o público que está à nossa volta”, finaliza Tutui.

Inscrições para visitação no Ital

No Ital, o público em geral já pode se inscrever para participar de uma visita guiada no sábado (19) pelo link https://bit.ly/paital2022. Serão quatro horários, cada turma com um limite de 25 participantes. As inscrições para sexta-feira (18) serão feitas através de instituições de ensino técnico convidadas.

Os visitantes conhecerão internamente o Laboratório de Avaliação Sensorial do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA), com demonstração de teste de produto alimentício, a Planta-Piloto de Processamento Térmico da área de Engenharia de Processos do Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat) e o Laboratório de Embalagens de Transporte e Distribuição do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea). Também haverá exposição de trabalhos de destaque do Instituto junto à sociedade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais