Um relatório publicado pela Zebra Technologies, empresa americana de tecnologia, analisou as condições do setor da cadeia de suprimentos alimentícia e a percepção do público sobre segurança, rastreabilidade e transparência. Foram registradas opiniões de consumidores e tomadores de decisão no setor de alimentos e bebidas do mundo todo.
O panorama definido por eles destaca os desafios relacionados às informações disponíveis para as empresas na cadeia de suprimentos e como a tecnologia pode resolvê-los.
Segundo o relatório, os consumidores estão cada vez mais preocupados com doenças ou alergias provocadas pelos alimentos. “Portanto, eles querem informações sobre a origem, a qualidade e a segurança da comida que consomem. Essa questão pode ser essencial para as empresas em toda a cadeia de suprimentos, já que os consumidores acreditam que não contam com informações suficientes. No entanto, a tecnologia pode oferecer a rastreabilidade necessária para inspirar o aumento da confiança do consumidor e, ao mesmo tempo, melhorar as operações da sua empresa”, analisou a empresa.
Entrevistados
Foram mais de 5.400 entrevistados, sendo 4.957 consumidores e 462 executivos do setor representando adultos de várias gerações (a partir de 18 anos de idade) e gêneros.
Primeiros resultados obtidos
> Em média, 20% dos consumidores confiam totalmente nas empresas e marcas para garantir a segurança dos alimentos — em comparação com 37% dos tomadores de decisão do setor, que têm mais informações.
> 69% dos tomadores de decisão afirmam que o setor é capaz de administrar a rastreabilidade e a transparência dos alimentos, mas apenas 35% dos consumidores concordam.
> Nove de cada dez tomadores de decisão do setor reconhecem que a tecnologia traz vantagens competitivas.
> 93% dos tomadores de decisão do setor planejam aumentar os investimentos em tecnologias de monitoramento de alimentos.
No relatório é possível analisar também o panorama do mercado; a confiança do consumidor na segurança dos alimentos; as consequências dos incidentes de segurança dos alimentos para os negócios; os próximos desafios relacionados a informações; as principais tecnologias; investimento concentrado em tecnologias de rastreabilidade, constatações por região e como fechar a lacuna de confiança.