Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Semana do Pescado 2022 vai movimentar todas as regiões do país em setembro

Evento envolverá supermercados, restaurantes e até feiras livres com espaços gastronômicos abertos para a população

Em sua 19ª edição, a “Semana do Pescado” está confirmada de 1 a 15 de setembro em todas as regiões do Brasil. O evento considerado pelo varejo “segunda quaresma” visa aumento do consumo de produtos da pesca e da aquicultura; atividades que envolvem milhares de pessoas em todo país. Assim como em 2021, o Portal e-food também está apoiando o evento nesta nova edição.

Leia também: Você conhece a Semana do Pescado?

Criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a campanha incentiva consumo de pescado, rico em nutrientes, como forte aliado para saúde, tendo impacto direto na economia brasileira.  Na última “Semana do Pescado”, o segmento alcançou 30% de aumento no consumo em relação à edição de 2020.

“Semana do Pescado deste ano pretende ser a maior, alcançando 100% dos estados brasileiros, com engajamento mais forte do setor varejista, além de incentivar produto no cardápio escolar, pois temos grande mercado com mais de 40 milhões de alunos”, comenta Altemir Gregolin, ex-ministro da Pesca, presidente do IFC Brasil e membro da Coordenação Nacional do evento.

Durante o evento, setores produtivos vão se unir na ampliação da oferta de pescado. A Organização da “Semana do Pescado” proporciona diversas ações de impulsionamento junto às indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de venda no atacado e varejo, com eventos gastronômicos e afins para possibilitar maior acesso da população.

Crescimento do setor

O Brasil produziu no ano passado 841.005 toneladas de peixes de cultivo (tilápia, peixes nativos e outras espécies), com receita de cerca de R$ 8 bilhões. Esse resultado representa crescimento de 4,7% sobre a produção de 2020 (802.930 t). Em seis anos, esse mercado acumulou um aumento de 45,4%, segundo levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR).

 

Patrocinadores

SIPESP (Sindicato da Indústria de Pesca no Estado de São Paulo), Seafood From Norway, Noronha Pescados, Kanemar Com. Exterior Ltda, Francal Feiras, Crusoe Foods Ind. Importação, ACRIPAR (Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia), ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias dos Pescados), Seara Alimentos Ltda, Radionaval Eletrônica Naval, Nordsee Comercial Importadora e Exportadora, Frescatto Company, Ecil Tranding, Camil Alimentos, ABRAPES (Associação Brasileira de Fomento ao Pescado), ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão), Costa Sul, Tilabras Aquacultura Ltda, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Brazilian Fish.

Apoiadores

ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal), Mulheres Aquicultura Br, Revista Higiene Alimentar, Verakis, ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ACAQ (Associação Catarinense de Aquicultura), AQUACERTI (Certificação de Aquicultura Sustentável), Engpesc Rádio Web, AQUIPAR (Associação dos Aquicultores do Município de Gaspar), Peixaria Divina Providência, SAPERJ, VERUM – Assuntos Regulatórios, ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), CEDEMAR (Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar), Centro Oeste Farm News, SEDEERI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro), G.E.P. PESC, Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Veterinária, Portal e-food, Universidade Federal do Paraná, Universidade Santa Úrsula, Dupeixe Plataforma para negócios com Pescados, Bacalhau BomPORTO, CONEPE (Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura) e SINDIPI (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região).

Total
0
Shares
1 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais