Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Tour virtual gratuito pelo maior cofre de amostras de sementes do mundo 

O Svalbard Global Seed Vault é considerado um apólice de seguro para o abastecimento alimentar mundial, garantindo milhões de sementes que representam todas as variedades de culturas importantes disponíveis atualmente

O Svalbard Global Seed Vault, maior banco mundial de sementes localizado na Noruega, está disponível para receber visitas virtuais. O local gera muita curiosidade em todo o mundo, já que abriga 1,2 milhão de amostras de sementes de todas as partes do planeta e não pode ser visitado presencialmente. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil tem 5.122 amostras depositadas no apólice até o momento. O tour virtual é gratuito e não precisa realizar nenhum tipo de agendamento prévio. (Saiba mais como fazer o tour no final desta notícia).

Svalbard Global Seed Vault é propriedade da Noruega e gerido em parceria entre o Ministério da Agricultura e Alimentação norueguês, o banco genético regional NordGen e o Crop Trust. Em todo o mundo, mais de 1.700 bancos de genes guardam coleções de culturas alimentares, mas muitas delas são vulneráveis, expostas não só a catástrofes naturais e à guerra, mas também a catástrofes evitáveis, como a falta de financiamento ou a má gestão. Algo tão mundano como um freezer que funciona mal pode arruinar uma coleção inteira.

E a perda de uma variedade de culturas é tão irreversível como a extinção de um dinossauro, de um animal ou de qualquer forma de vida. O Seed Vault armazena duplicatas (backups) de amostras de sementes das coleções de colheitas do mundo como uma proteção contra essas perdas catastróficas.

Os noruegueses garantem que o cofre de sementes é o melhor apólice de seguro para o abastecimento alimentar mundial, garantindo milhões de sementes que representam todas as variedades de culturas importantes disponíveis no mundo hoje e oferecendo opções para as gerações futuras superarem os desafios das alterações climáticas e do crescimento populacional.

Como funciona?

Uma temperatura de -18°C é necessária para um armazenamento ideal das sementes. O permafrost e a rocha espessa garantem que as amostras de sementes permanecerão congeladas mesmo sem energia. As sementes são lacradas em embalagens personalizadas de três camadas, que são lacradas dentro de caixas e armazenadas em prateleiras dentro do Cofre de Sementes. Os baixos níveis de temperatura e umidade dentro do Seed Vault garantem baixa atividade metabólica, mantendo as sementes viáveis ​​por longos períodos de tempo.

O Seed Vault tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de variedades de culturas. Cada pacote de sementes consiste em uma média de 500 sementes, portanto, um máximo de 2,5 bilhões de sementes podem ser armazenadas no Cofre de Sementes.

Brasil enviou sementes

Em outubro de 2022, a Embrapa enviou pela terceira vez 370 amostras de sementes representativas de diferentes populações de uma mesma espécie, com 500 sementes em cada amostra. Em 2021, o governo brasileiro já havia enviado 541 amostras de arroz e 264 de milho. Em 2014 foram 514 amostras de feijão. E em 2020 totalizaram 3.443 amostras, sendo 68 cucurbitáceas (abóboras, maxixe, melancia, melão, morangas e pepino), 87 de milho, 119 de cebola, 132 de pimentas e 3037 de arroz.

Faça o tour

Como não é viável viajar para o Ártico para ver o Seed Vault, agora você pode visitar o Cofre de Sementes virtualmente através do Svalbard Global Seed Vault Virtual Tour.

ACESSE AQUI

Veja imagens do Svalbard Global Seed Vault:

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais