GFSI Conference – Day 2 | O segundo dia da Conferência GFSI foi intenso. Os painéis trouxeram profissionais que trabalham com alimentos, mas conectados de formas diversas. Saúde pública, tecnologia, inovação, auditorias e sustentabilidade foram amplamente discutidos e, melhor, trazendo novas perspectivas e maneiras de enxergarmos a cadeia de produção e fornecimento de alimentos.
Mas um elemento unia todos esses temas: manter a confiança dos consumidores, através da garantia de alimentos seguros. Diante de um dia com tantos insights, o Portal e-food, a Food Design e o IRSFD vão publicar o resumo em partes, assegurando o compartilhamento dos aprendizados com nossos leitores.
Tecnologia: grande aliada do setor de alimentos após o surgimento da pandemia de Covid-19
Um dos tópicos abordados no segundo dia de Conferência GFSI também já foi pauta no Portal e-food. Em fevereiro de 2021, a especialista Flavia Aidar montou um panorama mostrando como a tecnologia ajudou o setor de alimentos a se adaptar aos desafios da pandemia. A autora explicou que o setor se viu obrigado a investir em tecnologia de um dia para o outro, principalmente no serviço de atendimento ao público.
Leia o artigo completo: Tecnologia e o Serviço de Alimentação
Cultura de Segurança de Alimentos ajuda a Indústria de Alimentos a tornar a cadeia mais segura e eficiente
Em um outro conteúdo, ainda mais recente, publicado em março de 2021, a especialista Emanuelle Santoro também citou um dos tópicos em destaque no segundo dia da Conferência GFSI. No artigo ‘Cultura de Segurança de Alimentos – um olhar voltado aos colaboradores da indústria de alimentos’, Emanuelle disserta sobre o conjunto de valores compartilhados, crenças e normas que afetam o pensamento e o comportamento em relação ao Food Safety na organização.
Leia o artigo completo: Cultura de Segurança de Alimentos
Confiança entre os consumidores aumentou durante a pandemia da Covid-19
Um relatório publicado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT Food) mostrou que a confiança dos consumidores no setor alimentar aumentou durante a pandemia causada pela Covid-19. De acordo com a análise, houve um aumento de 3% a 8% na confiança do consumidor em todas as partes do setor de alimentos, aumentando consequentemente a confiança nos produtos.
No que diz respeito à alimentação saudável, sete em cada dez consumidores afirmaram que, quando podem, optam por opções saudáveis. No entanto, menos da metade dos entrevistados, cerca de 43%, acreditam que os alimentos oferecidos são realmente saudáveis como apontam nas embalagens.
Em uma visão mais geral, o relatório mostrou que os consumidores acreditam que a segurança de alimentos melhorou como um todo. De 2018 para 2020, houve um aumento de 8% para aqueles que concordam que os alimentos são geralmente mais seguros, chegando a 55%.