Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

IFS PATHWAY: Caminho para a Certificação

A busca por alimentos seguros está cada vez maior e com isto as indústrias precisam se adequar a normas de Segurança de Alimentos para se manter no mercado.

Existem diversas normas reconhecidas pelo GFSI que podem ser utilizadas para atestar a Segurança de Alimentos, a escolha da norma é uma decisão individual de cada empresa.

Algumas empresas precisam se adequar às normas de Segurança de Alimentos para atender aos requisitos de clientes, desenvolver seus sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos e atingir a certificação. Pensando em apoiar estas empresas, na implantação das normas IFS, foi desenvolvido o IFS Pathway.

A plataforma foi elaborada para auxiliar na definição de um plano de certificação, visando fornecer subsídios para um melhor entendimento dos requisitos da IFS e cobrir elementos que faltam do IFS Global Markets para a certificação.  Outros objetivos do programa são fortalecer a capacidade técnica da equipe, com abordagem baseada em riscos, aumentar a robustez dos processos e estabelecer uma Cultura de Segurança de Alimentos, sempre baseada na melhoria contínua.

A IFS Pathway é uma ferramenta desenvolvida para dar suporte às empresas, no aprimoramento dos processos de Qualidade e Segurança de Alimentos. O Programa foi desenvolvido com mais de 50 parceiros colaborativos de diversas áreas, que contribuíram com muito conhecimento técnico e prático.

A plataforma fornece uma vasta documentação técnica, com abordagem prática da implementação e interativa, com conteúdos técnicos em distintos formatos que apoiam e auxiliam o desenvolvimento das empresas no processo de certificação. A documentação técnica é disponibilizada na plataforma IFS Pathway, com artigos técnicos ou white papers, diretrizes, materiais de treinamento, estudos de caso, experiências compartilhadas e melhores práticas. 

 A abordagem do programa consiste em um modelo estruturado, flexível e com o passo a passo de como as empresas podem planejar e implementar o plano de Certificação, desde distintos níveis de implementação.

 O programa está dividido em 10 etapas:

Avaliação dos requisitos – a avaliação dos requisitos IFS são abordados de forma prática, orientando sobre a importância dos K.O. (knock out) e protocolos de certificação.

– Engajamento – a abordagem simples, sobre a importância do engajamento dos profissionais multidisciplinares no processo de certificação é um destaque da plataforma. Para exemplificar o engajamento inicial no processo de certificação a plataforma trás vídeos com depoimentos de empresas que iniciaram na IFS Global Markets e conseguiram a certificação IFS. 

– Autoavaliação inicial – esta etapa é imprescindível para avaliar a aderência da empresa aos requisitos da respectiva norma. A plataforma IFS Pathway possui um roteiro que permite alcançar o desenvolvimento através da melhoria contínua e o mais importante, endereçando as saídas da autoavaliação a um plano para implementação.

– Planejamento para implementação – com uma matriz de implantação disponibilizada para referência, o plano de certificação pode ser estruturado, definindo prioridades, endereçando recursos e estabelecendo prazos.

Implantação e ações – com base na matriz, nos recursos técnicos e na livraria técnica do IFS Pathway, combinado a demais ferramentas IFS, é possível gerenciar a implantação, as ações executadas e acompanhar a evolução da implementação da norma. Como referência para a implementação, as empresas podem contar com mais de 80 documentos técnicos orientativos para temas como mitigação dos riscos de alergênicos, Food Fraud e Food Defense, Cultura de Segurança de Alimentos, entre outros. Todos os guias contam com exemplos práticos que podem ser facilmente adaptados e implementados pelas empresas. Assim o sistema documental se torna mais robusto e eficaz.

– Revisão do sistema de gestão documental – configuração e robustez do sistema de gestão e documental da empresa.

–  Revisão de nível de conformidade de KO – atenção sobre a importância dos requisitos K.O. e como implementar ações para o atendimento dos requisitos, são amplamente abordados nos documentos disponibilizados pela IFS.

Revisão crítica – a revisão crítica do sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos deve ser realizada com toda a equipe de implementação. A plataforma traz diretrizes para uma revisão crítica assertiva e caso a empresa verifique que requisitos importantes não foram atendidos, existe a orientação para retornar aos passos anteriores.

– Avaliação interna final – uma avaliação final interna pode ser realizada por profissionais da empresa (auditores internos), devidamente qualificados, ou até mesmo consultores reconhecidos. A IFS disponibiliza, em seu site, um guia com profissionais reconhecidos oficialmente, que podem auxiliar as empresas nesta avaliação interna. Um olhar externo muitas vezes colabora para o levantamento de lacunas que podem passar despercebidas durante o processo de implantação.

– Preparação final para certificação – nesta etapa a empresa já possui um sistema robusto e eficaz e o Organismo Certificador deve ser escolhido para realizar a auditoria de certificação. Algumas orientações sobre documentação de ações corretivas e comunicação adequada dentro da organização são abordadas na plataforma.

Estes passos apoiam as empresas em sua jornada para elaborar um plano de certificação e na implementção juntamente a ações visando a conquista da certificação IFS.

O acesso ao IFS Pathway é disponibilizado gratuitamente a empresas que participam do programa IFS Global Markets ou empresas já certificadas IFS dentro da base de dados IFS, parceiros oficiais, fornecedores de varejistas, indústrias e associações de indústrias em parceria com o IFS e empresas em processo de implementação IFS.

Fonte: IFS-certification-academy.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais