Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

[OUT/2024] II Fórum de Sustentabilidade de Alimentos | IFDRS

Instituição: IFDRS Instituto
Data: 03 de outubro de 2024
Local: Auditório do GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) | Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 328, Pinheiros
Horário: 08h às 18h15 (horário de Brasília)


Sobre o evento

Este Fórum vai promover networking e a oportunidade de realizar uma visita guiada no Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 – CIT, no auditório da GS1 Brasil em São Paulo. A GS1 Brasil é uma organização multissetorial, neutra e sem fins lucrativos, que contribui para o processo de automação das cadeias de suprimentos, desde a matéria-prima até o consumidor final.

A primeira edição do Fórum Sustentabilidade de Alimentos foi realizada em 2022, com 17 palestrantes de renome ao longo de 4 painéis moderados por 4 grandes experts, atingindo cerca de 100 participantes on-line.

Público-alvo

Profissionais da cadeia produtiva de alimentos

Conteúdo programático

  • Correlação entre segurança de alimentos, segurança alimentar e sustentabilidade
  • Embalagens mais sustentáveis: futuro promissor
  • Redução de Desperdício de Alimentos
  • Economia Circular

Programação

ABERTURA
Key note speaker – Urgência climática: quão urgente é essa urgência? Quais as perspectivas para o sistema agroalimentar a médio e longo prazos?

PAINEL 1

Qual a correlação entre segurança de alimentos, segurança alimentar e sustentabilidade?
O impacto das mudanças climáticas se reflete na segurança de alimentos e também na segurança alimentar devido ao impacto potencial na disponibilidade de muitos alimentos. Serão discutidos efeitos significativos das mudanças climáticas na segurança de alimentos e na segurança alimentar/ disponibilidade de alimentos seguros como a disseminação crescente de poluentes orgânicos persistentes (“POPs”) que se acumulam no ambiente terrestre e aquático; o impacto dos microplásticos na saúde; a redução da disponibilidade de água potável, importante para operações de higienização; o aumento da temperatura e seu efeito na proliferação de vetores e pragas urbanas com consequente aumento contaminantes biológicos e outras “surpresas” que podem nos aguardar para o futuro próximo.

Após as palestras haverá debate com moderação por expert da área.

PAINEL 2

Embalagens mais sustentáveis: futuro promissor. A produção de plástico cresceu 20 vezes nos últimos 50 anos. No ritmo atual, atingiremos 1,1 BILHÕES de toneladas de plástico virgem até 2050. Dados da UNDP – United Nations Development Programme dão conta de que somente cerca de 9% dos plásticos produzidos no mundo são efetivamente reciclados. No Brasil, em que se pese a evolução havida com a promulgação em 2010 da PNRS, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a cifra de reciclagem no Brasil é de somente 4% (dados ABRELPE), desconcertante se comparada contra 67% na Alemanha!

Embalagens de alimentos têm um papel crucial nesse cenário: “Do lixo que chega aos oceanos, a maior parte é constituída por itens de embalagem de delivery (principalmente embalagens plásticas), seguido de recipientes e talheres para alimentos, garrafas plásticas, garrafas de vidro e latas”, conforme dados publicados na revista Nature Sustainability.

O Painel 2 terá o objetivo de discutir várias facetas da sustentabilidade em embalagens, desde discussão da eficácia da nossa PNRS até as melhorias possíveis com os plásticos “ecológicos”, sejam eles compostáveis, à base de plantas, até os biodegradáveis, além de outras soluções mais sistêmicas.

Após as palestras haverá debate com moderação por expert da área.

Nota: essa programação poderá sofrer alterações para melhorias indicadas por novos experts voluntários que integrarão o Comitê de Organização.

PAINEL 3

Redução de Desperdício de Alimentos & Economia Circular. A área global de terras agricultáveis é de aproximadamente 38% da superfície terrestre global, sendo dois terços usados para pecuária e um terço para agricultura (FAO), fato que nos coloca o desafio de como alimentar uma população crescente.

A Redução dos Desperdícios é sabidamente um dos caminhos praticáveis, mister uma ampla colaboração do governo, sociedade civil, academia e terceiro setor. A Lei 14.016/2020 regulamentou a doação de alimentos no país, mas muitos profissionais e entidades ainda não a conhecem e ou agem para cumpri-la. No terceiro setor, pipocam várias ações exemplares. Casos exemplares estarão presentes, como a FSSC 22000, que incluiu o requisito sobre Comunicação e Perda e Desperdício de Alimentos na sua versão 6, que está impulsionando muitas ações nesse sentido.

Outro caminho importante é o da Economia Circular: na economia linear, após o uso do produto, este é descartado como resíduo, enquanto na Economia Circular, evitamos produzi-los desde o início. Conforme Ellen MacArthur Foundation: “A economia circular é sustentada pela transição para energias e materiais renováveis e dissocia a atividade econômica do consumo de recursos finitos”.

Para debater esses temas, teremos a contribuição de vários Especialistas de renome e apresentação de casos exemplares.

Após as palestras haverá debate com moderação por expert da área.

WRAP UP & ENCERRAMENTO

*Sujeito a melhorias/alterações

Dúvidas e patrocínio

Mayara Athayde, gerente de Relacionamento:
(11) 95054-4670 (WhatsApp)


Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais