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Busca por uma vida mais saudável aumenta o interesse no ‘rótulo limpo’

Tendência é que mais compradores busquem informações sobre a origem dos alimentos antes de comprar o produto

O interesse dos consumidores por saudabilidade continuou a crescer em 2021. Em dezembro de 2020, o Portal e-food já havia mencionado o desejo do consumidor em saber o que de fato está comprando, mas recentemente o assunto voltou a ser pauta na indústria de alimentos após a divulgação de uma nova pesquisa realizada pela Innova Market Insights, líder global de conhecimento na indústria de alimentos e bebidas. Segundo a companhia britânica, seis em cada dez consumidores globais estão interessados ​​em aprender mais sobre a origem dos alimentos.

Sobre o estudo, o diretor da Innova Market Insights, Lu Ann Williams, destacou que o interesse do consumidor em obter um estilo de vida mais saudável está se ampliando e que por isso o interesse em verificar o conteúdo dos rótulos aumentou. De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor International Health e a Nutrition Survey, 26% dos consumidores globais agora procuram o país de origem nos rótulos dos alimentos e bebidas.

Diante deste cenário, algumas expectativas estão sendo depositadas, por parte dos consumidores, na indústria de alimentos. Entre as soluções para oferecer maior transparência do rótulo de uma embalagem está fornecer maior transparência em torno do ciclo de vida do produto, levando os consumidores a buscar mais informações sobre a origem dos ingredientes.

Se para o consumidor essa mudança implica em mais transparência e uma busca por uma alimentação mais saudável, para a indústria significa um processo de busca por alternativas e adaptação.

No Brasil

Por hora, o mercado brasileiro ainda não conta com um selo ou certificação que garanta que um produto seja clean label, contudo existem algumas premissas que precisam ser respeitadas para um alimento entrar nessa categoria. São elas:

  • Não conter aditivos químicos (conservantes, acidulantes, aromatizantes, realçadores de sabor, entre outros), geralmente substituídos por outros ingredientes de origem natural;
  • Rotulagem com uma lista simples de ingredientes, facilmente identificados pelo grande público;
  • Processamento mínimo.

Leia também: Clean label: quais mudanças esta tendência traz ao mercado

 

 

 

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