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Clean label: quais mudanças esta tendência traz ao mercado

Por trás da leitura do rótulo, está desejo implícito do consumidor de ter uma alimentação mais natural

Tendência clean label incentiva indústria a se reinventar e criar alternativas para atender demanda do consumidor.

Nos últimos anos, o interesse dos consumidores por saudabilidade cresceu e se diversificou. Se anteriormente o desejo era por alimentos “enriquecidos” – com compostos a mais e que entregassem algum benefício – hoje, o consumidor deseja saber o que de fato está comprando. Prova disso são as recentes pesquisas que indicam que ele está mais atento aos rótulos, o que levou até a Anvisa  a  autorizar uma mudança as informações presentes nas embalagens, informando sobre o excesso de ingredientes como sódio, gorduras saturadas ou açúcar.

Esta mudança atende a um movimento chamado “clean label”, que em português pode ser compreendido como “rótulo limpo”. É uma tendência em alimentação voltada para trazer informações mais claras e objetivas aos rótulos e embalagens dos alimentos, com o objetivo de facilitar a compreensão do consumidor e estabelecer, de fato, uma relação mais honesta.

Se para o consumidor essa mudança implica em mais transparência e uma busca por uma alimentação mais saudável, para a indústria significa um processo de busca por alternativas e adaptação. A Vigor, por exemplo, reduziu em até 50% o açúcar adicional para sua linha de produtos infantis, os sucos Vig e achocolatados de caixinha em novembro/20. Embora ainda não possa ser considerado um produto clean label, a iniciativa da marca busca seguir uma tendência em saudabilidade, acompanhando a premissa da Organização Mundial da Saúde.

Um dos maiores desafios foi produzir um produto com menos açúcar e ainda manter o sabor para atender ao paladar infantil e não gerar nenhuma dificuldade no mercado. Para isso, foi desenvolvido uma solução tecnológica com um parceiro para combinar os sabores sem resultar em grandes alterações no gosto do produto.

                                                       

Vigor reduziu em até 50% açúcar adicional de linha infantil. Informação vem com selo em destaque na parte frontal do rótulo

Por hora, o mercado brasileiro ainda não conta com um selo ou certificação que garanta que um produto seja clean label, contudo existem algumas premissas que precisam ser respeitadas para um alimento entrar nessa categoria. São elas:

  • Não conter aditivos químicos (conservantes, acidulantes, aromatizantes, realçadores de sabores, entre outros), geralmente substituídos por outros ingredientes de origem natural;
  • Rotulagem com uma lista simples de ingredientes, facilmente identificados pelo grande público;
  • Processamento mínimo.
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