A Ingredion, líder mundial no mercado de soluções de ingredientes, otimizou seus processos de fabricação na América do Sul em 2023 por meio da implementação de sensores IoT de vibração integrados com Inteligência Artificial (IA). Para isso, foram usados modelos de machine learning que podem antecipar falhas em equipamentos ou nas linhas de produção das quatro fábricas da empresa no Brasil.
A unidade de Mogi Guaçu, em São Paulo, foi a primeira a implementar sensores com o suporte da Tractian, líder global em inteligência de máquinas e sistemas de monitoramento industrial. O parque fabril da Ingredion (Mogi Guaçu) conta com mais de 1,5 km de extensão, uma grandiosidade que exigia aumentar a eficiência dos processos, evitando horas perdidas por falhas ou medições em locais de difícil acesso. Para solucionar esses pontos e implementar uma manutenção preditiva eficaz, a Ingredion adotou os sensores de vibração e temperatura com inteligência artificial embarcada.
Confira abaixo o estudo de caso da líder global em soluções de ingredientes alimentícios, Ingredion
Parte 01 – Detectar os problemas e encontrar soluções
A Ingredion estava para expandir sua produção, e por conta disso se antecipou com uma solução que evitasse a necessidade de coletar e interpretar dados manuais. Além da dificuldade em monitorar tamanha quantidade de máquinas, o desafio é agravado pelos diversos locais de difícil acesso e equipamentos de grande porte, cuja manutenção exige muita mão de obra especializada por serem críticos à produção.
Com os avanços na área de manutenção, liderados pelo departamento interno de Tecnologia da Ingredion, a empresa buscou também uma solução para aprimorar a manutenção preditiva. O objetivo era implementar um sistema que oferecesse informações cruciais em tempo real, com análises assertivas que garantissem mais precisão no monitoramento e manutenção dos ativos críticos, além de poupar os colaboradores dos riscos de inspecionar os ativos de locais de difícil acesso
Parte 02 – O projeto
Desde o início do projeto, as equipes da Tractian e da Ingredion trabalharam em conjunto para compreender as necessidades e desafios específicos de cada planta, resultando no dimensionamento personalizado para cada operação. A abordagem colaborativa adaptou os projetos às demandas da realidade individual de cada unidade.
Após instalados os sensores, as primeiras falhas começaram a ser detectadas com o auxílio da inteligência artificial. Dentre elas, as mais críticas foram problemas de lubrificação e altas temperaturas. A especificidade na etapa de pré-análise de falha permitiu mais agilidade na tomada de decisão de toda a equipe de manutenção.
Parte 03 – Expansão do projeto
A parceria nas plantas do Brasil foi usada como modelo de sucesso de manutenção preditiva e, com base nos resultados obtidos, outras plantas também ganharam seus projetos personalizados. Um dos destaques é a implementação na planta de Indianápolis, nos Estados Unidos, uma das maiores da Ingredion e considerada ponto central de inovação.
Da mesma forma, a expansão para a planta de Cali, na Colômbia, que possui um papel fundamental no refino de mais de 800 toneladas de milho diariamente e atende países em todas as Américas, reforça essa colaboração. Com um total de mais de 10 plantas em 4 países, o projeto cresceu 17 vezes em relação à sua configuração inicial
De acordo com a Ingredion, a adoção de sistemas de previsão de falhas habilitados por sensores foi um divisor de águas para as operações da empresa. Ao monitorar ativos críticos, a companhia reduziu significativamente o tempo de inatividade não planejado de máquinas, assim como os custos decorrentes dessas pausas.
“O propósito da Ingredion é unir o potencial das pessoas, da natureza e da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. A solução da Tractian é essencial para alcançarmos nossos objetivos, evitando emergências e otimizando recursos, já que a equipe não precisa gastar tanto tempo estudando uma situação para identificar o ponto de falha. Com esta solução, podemos prever a emergência antes que ela aconteça, o que nos garante excelente desempenho e segurança na hora de entregar os produtos nas especificações que nossos clientes precisam”, explica Lucas Fernandes, gerente de TI para fabricação global na Ingredion.
Leia também
- Empresa revoluciona a indústria de alimentos no Brasil com soluções aliadas à inteligência artificial
- Tecnologia e Inteligência Artificial para prevenir interrupções na indústria de alimentos
Para garantir a continuidade e o sucesso da iniciativa, é fundamental avaliar os resultados das melhorias de processo com precisão. Para isso, foi criada uma calculadora que dá visibilidade sobre os custos evitados e sobre o valor gerado para o negócio. Com este recurso, foi possível detalhar os resultados gerados com o uso dos sensores IoT e IA da Tractian.
“Na Tractian, acreditamos que os melhores resultados surgem quando as partes trabalham em conjunto, trocando conhecimentos e alinhando objetivos. A parceria com a Ingredion foi um grande exemplo disso, além de muito estratégica e colaborativa. Desde o início, a equipe se comprometeu e recepcionou bem as novas tecnologias, o que facilitou a implementação e nos permitiu focar no que realmente atenderia as necessidades da planta. Enquanto a Ingredion foi a força motriz do projeto, a Tractian garantiu que a visão do time se tornaria realidade. Tais esforços combinados resultaram em novos padrões de eficiência e segurança na indústria”, afirma Igor Marinelli, Co-CEO da Tractian.