Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Iniciativa brasileira sobre rastreio de atum é reconhecida em prêmio internacional

A iniciativa brasileira OpenTuna foi a vencedora do Tuna Awards 2021 na categoria Sustentabilidade, premiação concedida pela Associação Nacional de Fabricantes de Conservas e de Pescado (Anfaco-Cecopesca)

A iniciativa brasileira OpenTuna foi a vencedora do Tuna Awards 2021 na categoria Sustentabilidade, premiação concedida pela Associação Nacional de Fabricantes de Conservas e de Pescado (Anfaco-Cecopesca), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha. O prêmio reconhece iniciativas que contribuem com a inovação na indústria do atum mundial. 

O OpenTuna tem o objetivo de promover a sustentabilidade da pescaria de atuns por meio da modernização da coleta de informações, da transparência, da rastreabilidade e da valorização desses diferenciais no mercado do pescado. Foi impulsionada pela Aliança do Atlântico para o Atum Sustentável (AAAS) e conta com a parceria da Oceana, Global Fishing Watch, Projeto Albatroz, Fundação Projeto Tamar, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Paiche Consultoria e Treinamento. 

A fim de trazer conceitos inovadores, ousados e disruptivos para a cadeia do atum, e liderar um movimento mais amplo, de promoção da pesca sustentável e do consumo responsável, a iniciativa se baseia nos seguintes pilares para seus compromissos mútuos:

– Legalidade, Transparência e Responsabilidade Social;

– Rastreabilidade em Blockchain;

– Garantia da Qualidade;

– Investimento em Ciência.

De grande valor no mercado internacional, a pescaria do atum movimenta US$ 4 bilhões por ano, só no Atlântico Sul; gerando, no Brasil, aproximadamente seis mil empregos diretos e indiretos. O ordenamento pesqueiro em todo o Oceano Atlântico, incluindo o Mar Mediterrâneo, é realizado pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), que deve receber anualmente, dos países que realizam a pesca do atum na região, dados como a quantidade capturada por suas frotas e a distribuição de tamanho dos peixes capturados. 

Uma das principais fontes desses dados são os formulários de mapas de bordo, obrigatórios para toda a frota atuneira. No Brasil, esses documentos ainda vêm sendo preenchidos em sua maioria em formulários de papel, o que dificulta a sua compilação e o envio para a Comissão. Com o OpenTuna, um novo modelo baseado em mapas de bordo eletrônico tem o potencial de facilitar o envio de relatórios para a ICCAT, sendo possível relatar em tempo real o esforço de pesca e as informações de captura.

No site do OpenTuna, as informações dos mapas de bordo podem ser acessadas por filtro de busca, como capturas por municípios, espécies e períodos temporais. O site também reúne informações sobre bycatch, que é a fauna acompanhante. São as capturas de espécies não consideradas alvos de pesca, mas que devem ser igualmente registradas nos mapas de bordo das pescarias. 

A iniciativa pretende desenvolver ferramentas de verificação remota, como o monitoramento por câmeras e por satélite, a fim de atualizar a caracterização da pesca de atuns na região. Essas mesmas estratégias permitirão uma melhor compreensão da distribuição de aves e tartarugas marinhas, para assim, otimizar a utilização de medidas para evitar a captura desses animais causada pela interação com a pesca. A tripulação das embarcações também será capacitada para fazer o manejo correto das aves e tartarugas a bordo, aumentando a taxa de sobrevivência das espécies capturadas e diminuindo o impacto da pesca sobre a fauna marinha. 

A iniciativa planeja ainda, o desenvolvimento de novas configurações de negócios com estratégias inovadoras de comercialização e distribuição de pescado, o que inclui a rastreabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia e a consolidação de uma imagem pública para a iniciativa, que assume compromissos de sustentabilidade com o consumidor e dialoga com ele, criando uma demanda estável para produtos com essas características.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais