Portal colaborativo para profissionais, empresas, estudantes e professores da área de Segurança de Alimentos.

Capes aprova Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da IFRJ

O IFRJ conta, agora, com sete dos oito cursos com nota 5 na Capes, sendo dois doutorados profissionais, e o primeiro curso nessa modalidade de pós-graduação da área de Ciência de Alimentos no Brasil

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou a oferta do Doutorado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A aprovação foi anunciada durante a 221ª reunião realizada entre 26 e 30 de junho deste ano.

De acordo com a IFRJ, este é resultado do trabalho empreendido pelo PCTA desde o início de seu funcionamento, em 2011, com a oferta do Mestrado Profissional, que permitiu que esse Programa de Pós-graduação (PPG) atingisse a nota 5 na Avaliação Quadrienal 2021 realizada pela Capes – o único curso da modalidade profissional da área de Ciência de Alimentos com nota máxima para o mestrado.

Para Marcus Vinicius Pereira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), a aprovação do Doutorado Profissional do PCTA consagra a busca pela excelência e a parceria entre a Proppi e os PPGs. “Apesar de poucos cursos de pós-graduação stricto sensu, o IFRJ se torna expoente no cenário nacional com reconhecimento pela Rede Federal, porque, agora, sete dos oito cursos têm nota 5 na Capes, sendo dois doutorados profissionais, e o primeiro curso nessa modalidade de pós-graduação da área de Ciência de Alimentos no Brasil”, disse.

Os membros da Proppi parabenizaram todas as pessoas envolvidas nessa conquista, em especial docentes, discentes, egressos e secretaria. “Este é um momento de celebração e conquista, fruto da dedicação do corpo docente e discente do PCTA”, afirmou a diretora de Pesquisa da Proppi, Marcia Cristina da Silva, que também é docente permanente do Programa.

A coordenação do PCTA manifestou a felicidade em receber a notícia da aprovação do Doutorado: “inicio meu momento como coordenadora do programa com uma grande responsabilidade e apreço pelos membros do nosso colegiado que trabalharam arduamente para que esse curso se concretizasse. É essencial mencionar e agradecer ao idealizador do curso, professor Adriano Gomes da Cruz, pela intensa dedicação e prezando a cada dia pela excelência. Agradeço também à Proppi pelo auxílio constante durante todo o processo de criação do curso”, disse a coordenadora do PCTA, Aline Garcia Gomes.

Isabel Scrivano, coordenadora-geral de Pós-graduação da Proppi, completou a reflexão ao considerar que o doutorado vem intensificar a verticalização dos cursos da área de ciência de alimentos no Campus Rio de Janeiro do IFRJ.

A seleção para o Doutorado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos vai ficar aberta até 16/08/2023 com a oferta de 5 vagas.

Público-alvo

Mestres em ciências e tecnologia de alimentos e áreas afins que desejem aprofundar seus conhecimentos científicos adquiridos na formação acadêmica e desenvolver capacidades criadoras e técnico profissionais na área em questão.  

Mais informações em https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/stricto-sensu.

Fonte: https://www.ifrj.edu.br/doutorado-profissional-ciencia-e-tecnologia-alimentos-aprovado-pela-capes

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais